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segunda-feira, 21 de maio de 2012

Diagnóstico 8 ano de Língua Portuguesa


                                   LIBERDADE
                Deve existir nos homens um sentimento profundo que corresponde a essa palavra LIBERDADE, pois sobre ela se têm escrito poemas e hinos, a ela se tem levantado estátuas e monumentos, por ela se tem até morrido com alegria e felicidade.
               Diz-se que o homem nasceu livre, que a liberdade de cada um acaba onde começa a liberdade de outrem; que onde não há liberdade não há pátria; que a morte é preferível à falta de liberdade; que renunciar à liberdade é renunciar à própria condição humana; que a liberdade é o maior bem do mundo; que a liberdade é o oposto à fatalidade e à escravidão; nossos bisavós gritavam: “Liberdade, Igualdade, Fraternidade!”; nossos avós cantaram: “Ou ficar a Pátria livre/ ou morrer pelo Brasil!”; nossos pais pediam: “Liberdade! Liberdade!/ abre as asas sobre nós”, e nós recordamos todos os dias que “o sol da liberdade em raios fúlgidos/ brilhou no céu da Pátria...” – em certo instante.
          Somos, pois, criaturas nutridas de liberdade há muito tempo, com disposições de cantá-la, amá-la, combater e certamente morrer por ela.
                Ser livre – como diria o famoso conselheiro... é não ser escravo; é agir segundo a nossa cabeça e o nosso coração, mesmo tendo de partir esse coração e essa cabeça para encontrar um caminho... Enfim, ser livre é ser responsável, é repudiar a condição de autômato e de teleguiado – é proclamar o triunfo luminoso do espírito. (Suponho que seja isso.)
                Ser livre é ir mais além: é buscar outro espaço, outras dimensões, é ampliar a órbita da vida. É não estar acorrentado. É não viver obrigatoriamente entre quatro paredes.
                Por isso, os meninos atiram pedras e soltam papagaios. A pedra inocentemente vai até onde o sonho das crianças deseja ir. (Às vezes, é certo, quebra alguma coisa, no seu percurso...)
                Os papagaios vão pelos ares até onde os meninos de outrora (muito de outrora!...) não acreditavam que se pudesse chegar tão simplesmente, com um fio de linha e um pouco de vento!...
                Acontece, porém, que um menino, para empinar um papagaio, esqueceu-se da fatalidade dos fios elétricos e perdeu a vida.
                E os loucos que sonharam sair de seus pavilhões, usando a fórmula do incêndio para chegarem à liberdade, morreram queimados, com o mapa da Liberdade nas mãos!...
                São essas coisas tristes que contornam sobriamente aquele sentimento luminoso da LIBERDADE. Para alcançá-la estamos todos os dias expostos à morte. E os tímidos preferem ficar onde estão, preferem mesmo prender melhor as suas correntes e não pensar em assunto tão ingrato.
                 Mas os sonhadores vão para a frente, soltando seus papagaios, morrendo nos seus incêndios, como as crianças e os loucos. E cantando aqueles hinos, que falam de asas, de raios fúlgidos – linguagem de seus antepassados, estranha linguagem humana, nestes andaimes dos construtores de Babel...
                        MEIRELLES, Cecília. Escolha o seu sonho: crônicas. Rio de Janeiro: Record, 2002, p. .


01. O texto afirma que

(A) a escravidão depende das escolhas das pessoas.
(B) a liberdade de um acaba onde começa a liberdade de outrem.
(C) as criaturas combatem a liberdade com entusiasmo juvenil.
(D) os sentimentos sombrios deslumbram a liberdade.


02. O resultado de ser livre é

(A) ampliar a órbita da vida.
(B) cantar a liberdade como nossos avós.
(C) viver sem sonhar.
(D) viver sem qualquer obrigação.

03. A liberdade é tão fundamental ao homem que

(A) certamente se prefere a morte à liberdade.
(B) com liberdade tudo se consegue na vida.
(C) onde não há liberdade não há pátria.
(D) sem liberdade não se constrói coisa alguma.

04. Em “Ser livre é ser responsável, é repudiar a condição de autômato e de teleguiado (....)”, os termos destacados se referem a pessoas que
(A) comportam-se de forma imprevisível.
(B) desobeem às regras e às convenções. .
(C) fazem só o que os outros lhes determinam
(D) sabem muito bem o que devem realizar.

05. No segundo parágrafo do texto, entende-se que a Liberdade é
 (A) a inspiração para cantos antigos e
(B) o bem mais precioso do homem.
(C) um bem esquecido por nossos parentes.
 (D) uma luta que, às vezes, vale a pena travar.

06.A questão central tratada no texto é
.
(A) a emoção dos antepassadas.
(B) a felicidade das pessoas
(C) a liberdade humana.
(D ) o combate à escravidão.

MINHAS FILHAS

Minhas filhas eu vejo que são três
                                        E cada qual é da beleza irmã,
   Se eu quero Lúcia, muito quero Inês
  Vendo a meiguice da primeira filha,



Vendo a meiguice da primeira filha
                 Vejo a segunda que me prende e encantada,
  A mesma estrela que reluz e brilha,
       Se olho a terceira, vejo a mesma santa

Se a cada uma com fervor venero,
                                       Fico confuso sem saber das três
      Qual a mais linda e qual mais eu quero
     Se  é Miriam, se é Lúcia ou se é Inês.

             E já velho, a pensar de quando em quando
                                       Que brevemente voltarei ao pó,
                                       Eu sou feliz e morrerei pensando
      Que as três filhas que tenho é uma só.

tPATATIVA DO ASSARÉ. Antologia Poética. 4.ed. rev. Fortaleza: Demócrito Rocha, 2004. p.233. 7.

07. Para o velho, a primeira filha se destaca pela
(A) beleza.
(B) comportamento
(C) meiguice.
(D ) Obediência

08.Ao dizer “brevemente voltarei ao pó”, o velho revela que
(A) reconhece que seu fim está próximo.
(B) sabe das dificuldades da sua sobrevivência
(C) sente necessidade de se afastar de casa
(D ) Vai percorrer estradas empoeiradas

09. “Minhas filhas” é um poema porque está organizado em
(A) orações e versos.
(B) versos e estrofes.
(C) parágrafos e estrofes.
(D) períodos e parágrafos.


                                 O MAIOR TATU DO MUNDO
             Brincar de esconde-esconde é divertido. Agora, se o tatu-canastra resolve participar da brincadeira, fica difícil competir com ele. Ele é o maior tatu do mundo atualmente. Mede, aproximadamente, um metro e meio de comprimento e pesa cerca de 40 quilos. Seria fácil encontrá-lo, se as suas tocas (ou abrigos) não fossem tão grandes: elas chegam a medir mais de cinco metros de extensão, e o Priodontes maximus pode ficar lá escondido por mais de quinze dias. Será que alguém consegue esperar tanto tempo assim para ver o tatu-canastra? Pois, para observar e estudar essa espécie, os pesquisadores esperam até mais, se for preciso.
Normalmente, o tatu-canastra escolhe ninhos abandonados de cupins ou de formigas para construir a sua toca. As suas unhas enormes e curvas – que podem medir até 20 centímetros – fazem dele um ótimo cavador. Para quebrar o ninho de animais, como as formigas e os cupins, e alimentar-se, essa espécie de tatu usa a sua língua comprida. Seu prato preferido são insetos, mas, também, come aranhas, pequenas cobras, vermes e larvas. Tudo isso é mastigado com o auxílio dos seus 80 pequenos dentes.
             Como a maioria das 20 espécies de tatus que existem, o tatu-canastra tem o corpo coberto de placas ósseas, como se fosse uma armadura, e possui pou
cos pêlos.
             O Priodontes maximus é um animal solitário. Gosta de sair à noite para procurar alimento e namorar. Essa espécie pode ter até dois filhotes por cria.      
            Quando é incomodado, o tatu-canastra deita-se no chão com a barriga para cima e tenta se defender com as patas anteriores. Para escapar do perigo, é capaz de se enterrar em poucos minutos.
             Devido ao desmatamento, ao desenvolvimento das plantações e criações de gado, o habitat do tatu-canastra, bem como de muitos outros animais, vem sendo reduzido. A caça ao animal, que tem uma quantidade de carne abundante, também contribui para diminuir suas populações. Os seringueiros da Amazônia costumam até dizer que comer carne desse tatu dá azar! Só se for para o próprio, não é mesmo?
            Para evitar a extinção do tatu-canastra, é preciso proteger os ambientes em que ele vive e, também, realizar estudos para se conhecerem melhor os hábitos dessa espécie brasileira.
BOCCHIGLIERI, Adriana; REIS, Marcelo Lima. O maior tatu do mundo.
Ciência Hoje das Crianças, Rio de Janeiro, ano 18, n.161, set. 2005.
12. Em geral, o tatu-canastra
(A) aumenta a sua população constantemente.
(B) é o maior animal da sua espécie atualmente.
(C) é um animal de hábitos diurnos por excelência.
(D) gosta de viver em grupos de animais silvestres.

13. Em “Seria fácil encontrá-lo (parágrafo 1), o termo destacado se refere
(A) a qualquer tatu.
(B) ao abrigo do tatu.
(C) ao predador do tatu.
(D) ao tatu-canastra.

14. Depois de os cupins e as formigas abandonarem seus ninhos, o tatu-canastra
(A) amplia-os para criar todos os seus filhotes.
(B) destrói-os para defender-se. s.
(C) diminui-os para torná-los mais aconchegante
(D) escolhe-os para fazer deles a sua moradia.

15. Uma das conseqüências do desmatamento é a redução do
 (A) habitat de muitos animais silvestres.
(B) número de filhotes do tatu-canastra.
(C) ciclo de vida das espécies inferiores.
(D) interesse pela vida de animais menores.

16.A linguagem empregada no texto é
 (A) clara e objetiva. a.
(B) coloquial e mal-humorada.
(C) formal e ultrapassa
(d) literária e cuidada.

17. O texto trata, especialmente,
(A) das preferências alimentares do tatu-canastra.
(B) do aumento da população do tatu-canastra na Amazônia.
(C) do habitat preferencial e dos hábitos alimentares do tatu-canastra.
(D) dos hábitos e dos perigos para a espécie do tatu-canastra.

.
CÃES E GATOS SUPERAM O NÚMERO DE FILHOS
Custo para criar uma criança faz com que famílias optem por animais.

        July, Princesa, Bingo, Laica, Negão, Nana e Lua são os “filhos mais novos” da motorista de transporte escolar Roseli de Souza Almeida, 47. Como muitas mães paulistanas, Roseli parou de ter filhos na década de 90 e, desde então, não pára de criar cachorros. “Depois que a gente tem filho, vê como é bom ter cachorro”, conta. A mais nova, Lua, tem apenas um ano e meio.
        Seus dois filhos, Nathália, 17, e Rafael, 20, gostam das companhias e ajudam a mãe a cuidar dos sete animais. “Eles sempre estão do seu lado. Se você fica triste, eles percebem e ficam perto; se você chega tarde, eles o recebem abanando o rabo”, afirma Roseli.
         Ela conta que não teve mais filhos por conta das altas despesas e da dificuldade que há em educar uma criança. Questionada se tem vontade de criar mais cachorros, Roseli diz que sim caso tivesse mais espaço em casa. Já filhos, “iria pensar muito”, responde.
         São muitas as famílias que possuem mais cães que filhos em São Paulo. Em alguns bairros, a impressão é de que o número de cachorros e gatos já ultrapassa o de crianças. Esse, no entanto, é um cálculo difícil de fazer porque nem todos os animais domésticos possuem o Registro Geral do Animal (RGA), feito pelo Centro de Controle de Zoonoses da Prefeitura. Segundo Elizabete Aparecida da Silva, veterinária do Centro de Controle e Zoonoses, o número de RGAs é de 329 mil.
        Ela afirma, no entanto, que a estimativa é de que haja um cão para cada sete habitantes, e um gato para cada 46 habitantes em São Paulo. Se essa estimativa estiver correta, trata-se de uma população de 1,5 milhão de cães e de 297 mil gatos em 2004.
        Na casa da artista visual Andrea Costrakazawa, 34, ela, seu marido e a sua única filha, de 10 anos, dividem o espaço com dois cachorros e três gatos. Já a jornalista Mari Maellaro, 37, tem dois filhos e quatro cachorros e pretende aumentar a família canina. “Cachorro é mais fácil de cuidar do que de filho. Não se tem que pagar escola nem roupa, nem vai para balada e volta tarde.”
CÃES e gatos superam o número de filhos. Folha de São Paulo,
São Paulo, 4 set. 2005. p.C7.
18. Muitas famílias paulistas, hoje em dia, preferem
(A) cachorros a filhos.
(B) crianças a gatos.
(C) filhos a cachorros.
(D) pessoas a animais.

19. Em “Se essa estimativa estiver correta (....)”, a expressão destacada se refere à
(A) preferência dos paulistas por famílias numerosas.
(B) proporção entre cães, gatos e habitantes em São Paulo.
(C) quantidade de filhos das famílias paulistanas.
(D) população de cachorros em São Paulo.
20. Segundo a declaração de Roseli Almeida, só se fica sabendo “como é bom ter cachorros”
(A) antes de nascerem os filhos.
(B) depois que a gente tem filhos.
(C) enquanto os filhos são bebês.
(D) quando os filhos vão para escola.
 21. A jornalista Mari Maellaro é de opinião que é mais fácil cuidar de cachorro do que de filho” porque os cães
.
(A) aumentam de número de uma hora para o.
(B) convivem bastante bem com as pessoas.
(C) economizam com roupas e com escola
(D) são muito fáceis de registrar no RGA.



                                       ZIRALDO. O Menino Maluquinho. O Globo, Rio de Janeiro, 3 set. 2005. Globinho
22. O pai de Maluquinho
(A) decidiu não comparecer ao trabalho naquele dia.
(B) interessou-se pelas informações recebidas sobre as suas coisas.
(C) resolveu participar da brincadeira do filho.
(D) zangou-se muitíssimo com as travessuras do menino.

23. Maluquinho declarou que “agora ia ser domador” porque percebeu que
(A) a doma traria mais emoção ao espetáculo.
(B) a platéia aprecia um número de doma.
(C) o pai estava uma fera com ele.
(D) um circo sempre precisa de um domador.



24. Ao ser perguntado “qual vai ser o próximo número?”, faz-se referência
(A) à próxima encenação que será feita para os amigos. .
(B) à quantidade de objetos que o menino vai retirar da cartola
(C) à quantidade de coisas que o menino pegara sem licença.
(D) a um possível sorteio entre os amigos da platéia.

25. No 6o quadrinho, o tipo de letra usada no balão indica
 (A) o grito do pai do Menino Maluquinho.
(B) a surpresa do pai do Menino Maluquinho.
(C) o ódio do pai do Menino Maluquinho.
(D) a compreensão do pai do Menino Maluquinho.

26. Pela leitura da tira, percebe-se que Maluquinho é um menino
(A) alegre e estudioso.
(B) esperto e comportado. .
(C) inquieto e insatisfeito.
(D) levado e criativo.







SIMULADO-SAEB/SPAECE 9º ANO LÍNGUA PORTUGUESA 2012.8


As questões 1 a 3 referem-se ao texto a seguir.

                                        A VOLTA DO GUERREIRO
        Os homens que voltaram da guerra traziam feridas e pesadelos. Encontraram suas
amadas indiferentes. Passara tanto tempo que algumas nem se lembravam deles, e muitas tinham estabelecido novos amores.
         Uma, entretanto, permaneceu lembrada e fiel, e atirou-se com fúria passional aos braços do ex-guerreiro. Ele a repeliu, dizendo:
        ― Não quero mais ver a guerra diante de mim.
        ― Eu não sou a guerra, sou o amor, querido ― respondeu-lhe a mulher, assustada.
         ― Você é a imagem da guerra, você me agarrou como o inimigo na
luta corpo a corpo, eu não quero saber de você.
        ― Então farei carícias lentas e suaves
        ― O inimigo também passa a mão de leve pelo corpo do soldado
caído, para tirar o que houver no uniforme.
       ― Ficarei quieta, não farei nada.
      ― Não fazer nada é a atitude mais suspeita e mais perigosa do
inimigo, que nos observa para nos atacar à traição.
Separaram-se para sempre.
                                       Fonte do texto:                      
                                                            http://www.algumapoesia.com.br/drummond/drummond37.htm
                                                          Fonte da imagem http://amigaschetas.blogspot.com/2010/09/coracoes-separados.html:
QUESTÃO 1
Em “Uma, entretanto, permaneceu lembrada e fiel...” (linha 4-5), a palavra sublinhada pode ser substituída, sem alteração do sentido original ou incoerência da frase, por:
(A) mas.
(B) pois.
(C) porquanto.
(D) contudo.

QUESTÃO 2
“― Eu não sou a guerra, sou o amor, querido ― respondeu-lhe a mulher, assustada.” (linha 7)
Sobre o trecho em destaque é correto afirmar que
(A) a omissão da última vírgula não altera o sentido original do texto.
(B) a última vírgula é usada para atribuir um estado temporário à mulher.
(C) o adjetivo “assustada” é uma característica permanente da mulher.
(D) o adjetivo “assustada” poderia ser deslocado para antes de “mulher”, sem alteração de sentido.
QUESTÃO 3
Em “Ele a repeliu...” (linha 5), a palavra sublinhada possui valor semelhante a
(A) rejeitou.
(B) abraçou.
(C) avizinhou.
(D) aconchegou.




QUESTÃO 4
                                               “Está morto: podemos elogiá-lo à vontade.”
                                                                                                                (Machado de Assis)
                                                                                                              Fonte do texto: http://pensador.uol.com.br/frase/MjYxMg/

Após a leitura da frase anterior, é possível afirmar que
(A) os defeitos são esquecidos com a morte.
(B) o elogio só acontece após a morte.
(C) o elogio é sempre uma atitude mentirosa.
(D) a morte apaga todas as dores do passado.


QUESTÃO 5
                                          “Nosso amor é tão bonito,
                              ela finge que me ama e eu finjo que acredito.”
                                                                            Fragmento
                                                                           Nelson Sargento
                                                                        Fonte do texto: http://www.vagalume.com.br/nelson-sargento/falso-amor-sincero.html
                                                                        Fonte da imagem: http://www.christies.com/lotfinder/lot_details.aspx?intObjectID=5316926

A palavra que poderia resumir esse texto é
(A) amor.
(B) sofrimento.
(C) bondade.
(D) falsidade.
QUESTÃO 6
              "Se chovesse felicidade, eu lhe desejaria uma tempestade. Feliz Ano Novo!"
                                                                                                 (Autor desconhecido)
                                                                                              (Fonte: http://www.sitequente.com/frases/ano-novo.html)

Nesse texto, a palavra sublinhada pode ser entendida como
(A) pouca felicidade.
(B) média felicidade.
(C) muita felicidade.
(D) nenhuma felicidade.

QUESTÃO 7
“As pessoas estão tão preocupadas sobre o que elas comerão entre o Natal e o Ano-Novo, mas elas realmente deveriam estar preocupadas sobre o que elas comem entre o Ano-Novo e o Natal.”
                                                                                                                              (Autor desconhecido)
                                                                                                            Fonte: http://www.sitequente.com/frases/ano-novo.html
Esse texto permite dizer que
(A) as pessoas comem muito nos primeiros meses do ano.
(B) o Natal e o Ano-Novo são festas em que não se come muito.
(C) entre o Natal e o Ano-Novo a alimentação deveria ser mais controlada.
(D) o mais importante é comer bem entre o Ano-Novo e o Natal.

QUESTÃO 8
              "Se chovesse felicidade, eu lhe desejaria uma tempestade. Feliz Ano Novo!"
                                                                                                                                                                     
                                                                                                             (Autor desconhecido)

O vocábulo em negrito indica
(A) certeza.
(B) hipótese.
(C) segurança.
(D) desejo.
QUESTÃO 9

            INCIDÊNCIA DE RAIOS EM DUQUE DE CAXIAS DOBRA NOS ÚLTIMOS ANOS
A probabilidade de um raio cair duas vezes no mesmo lugar é cada vez maior em Duque de Caxias.

         A principal causa é a urbanização. Estudo ainda inédito do Grupo de Descargas Atmosféricas do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) revela que,
entre 2009 e 2010, a incidência de raios sobre solo caxiense quase dobra.
        Como raios estão associados a tempestades, a urbanização pode ser apontada como responsável pelo aumento, já que o calor exalado pelo concreto das construções propicia a formação de chuvas.
        A cidade de Duque de Caxias ocupa atualmente o Sétimo Lugar no Ranking Estadual e Décimo sexto no Ranking Geral, a cidade teve um aumento de 97% na incidência de Raios por Km².
        Os resultados podem contribuir diretamente com a prevenção e proteção, assim comogerar informações úteis para o setor elétrico e, consequentemente, para a sociedade.
                               (Fonte: http://duquedecaxias.net.br/Meio-Ambiente/incidencia-de-raios-em-duque-de-caxias-dobra-nos-ultimos-              
                                                        anos-1687.html – com adaptações)

Após a leitura do texto, é possível afirmar que
(A) os raios não estão associados a tempestades.
(B) a urbanização diminui a quantidade de raios e tempestades.
(C) em 2008 choveu muito, pois a ocorrência de raios era maior.
(D) o aumento dos raios é uma consequência da urbanização.
QUESTÃO 10

CONGRESSO INTERNACIONAL DO MEDO
Provisoriamente não cantaremos o amor,
que se refugiou mais abaixo dos subterrâneos.
Cantaremos o medo, que esteriliza os abraços,
não cantaremos o ódio porque esse não existe,
existe apenas o medo, nosso pai e nosso companheiro,
o medo grande dos sertões, dos mares, dos desertos,
o medo dos soldados, o medo das mães, o medo das igrejas,
cantaremos o medo dos ditadores, o medo dos democratas,
cantaremos o medo da morte e o medo de depois da morte,
depois morreremos de medo
e sobre nossos túmulos nascerão flores amarelas e medrosas.
                                                                                                Carlos Drummond de Andrade
                                                                                                 Fonte: http://www.memoriaviva.com.br/drummond/poema015.htm

Podemos afirmar que o tema desse poema é
(A) o sentimento de medo que nos paralisa.
(B) o medo gerado pela insegurança das ruas.
(C) o medo de que - um dia - morreremos.
(D) o medo de morrer de medo.
QUESTÃO 11
TEXTO I

MEDO DE AMAR E O MEDO DE SER LIVRE

O medo de amar é o medo de ser
livre para o que der e vier
livre para sempre estar
onde o justo estiver
O medo de amar é medo de ter
de todo momento escolher
com acerto e precisão
a melhor direção

O sol levantou mais cedo e quis
em nossa casa fechada entrar - pra ficar

O medo de amar é não arriscar
esperando que façam por nós
o que é nosso dever - recusar o poder

O sol levantou mais cedo e cegou
                 Fonte:
                http://medodeamareomedodeserlivre.betoguedes.letrasdemusicas.com.br/
TEXTO II

CONGRESSO INTERNACIONAL DO MEDO

Provisoriamente não cantaremos o amor,
que se refugiou mais abaixo dos subterrâneos.
Cantaremos o medo, que esteriliza os abraços,
não cantaremos o ódio porque esse não existe,
existe apenas o medo, nosso pai e nosso
companheiro,
o medo grande dos sertões, dos mares, dos
desertos,
o medo dos soldados, o medo das mães, o medo
das igrejas,
cantaremos o medo dos ditadores, o medo dos
democratas,
cantaremos o medo da morte e o medo de depois
da morte,
depois morreremos de medo
e sobre nossos túmulos nascerão flores amarelas
e medrosas.
                                                       Carlos Drummond de Andrade
                                      Fonte:    
                       http://www.memoriaviva.com.br/drummond/poema015.htm

Pode-se afirmar que os dois textos apresentam em comum
(A) o medo, que é normal quando se ama.
(B) a temática da desilusão amorosa.
(C) o sentimento do amor como assunto.
(D) o medo, que faz parte da natureza humana.













QUESTÃO 12

TEXTO I
                                                QUE CHEIRO É ESSE?
         Mau hálito é uma coisa tão chata, né? E todo mundo sofre desse mal... Pelo menos ao acordar! Mas por que será que isso acontece?
       Talvez você não tenha percebido, mas quando estamos dormindo, quase não salivamos e,com tão pouco movimento, nem é preciso dizer que as bactérias se sentem em casa!
       Pois bem, quando esses micro-organismos chatinhos entram em ação, ou melhor,
aumentam a ação dentro da nossa boca, acabam produzindo
compostos com um cheiro pra lá de ruim! A metilmercaptana e o
dimetilsulfeto são alguns exemplos, mas o principal e mais terrível de
todos é de longe o sulfidreto: ele tem cheiro de ovo podre, eca! Esses
compostos recebem o nome de CSV (Compostos Sulfurados Voláteis).
       Para acabar com o horroroso bafo matinal, nada melhor do que
uma boa escovada nos dentes e na língua. Mas... e se o danado
persistir?
                                                                                                                                 
                                                       http://www.canalkids.com.br/higiene/vocesabia/janeiro03.htm

TEXTO II
                                O BAFO PODE SER UM PROBLEMA...
         Um simples bafinho incomoda muita gente, mas o mau hálito contínuo
incomoda muito, muito mais!
        A halitose, nome científico do problema, atinge um montão de pessoas
por estas bandas: uma pesquisa mostrou que 4 em cada 10 brasileiros sofrem
desse mal...
        O pior é que muita gente nem sonha que está com o problema: elas não
conseguem perceber o próprio "bafo"! Apenas quem tem períodos de halitose
e períodos de normalidade sabe o que se passa dentro de suas bocas.
       Mais de 90% dos casos de halitose são de origem bucal: uma das causas mais comuns é a diminuição de saliva, provocada grande parte das vezes pelo estresse e por alguns medicamentos. Isso sem contar os longos períodos em jejum, portanto, nada de ficar sem comer por muito tempo!
                                                                                                                   
                                                              Fonte:http://www.canalkids.com.br/higiene/vocesabia/janeiro03.htm

Após a leitura dos textos I e II, é possível afirmar que ambos
(A) utilizam uma linguagem específica do público infanto-juvenil.
(B) tratam as causas de um problema do público adulto.
(C) apresentam a mesma causa para o mau hálito.
(D) afirmam que é difícil sentir o próprio mau hálito.

QUESTÃO 13
                       XIXI AJUDOU A DESCOBRIR UM ELEMENTO QUÍMICO!
        Quem diria que o fósforo iria ser descoberto graças ao...
xixi? Pois é, essa história se passou em 1669 na cidade de
Hamburgo, lá na Alemanha, com o químico Henning Brand.
        Henning era chamado de "O Último dos Alquimistas" por
nunca ter deixado de buscar a Pedra Filosofal: diziam que essa
pedra transformaria qualquer metal em ouro!
        Esse químico persistente pode não ter encontrado a tal
Pedra, mas descobriu o fósforo! Como? Ele encheu 50 baldes de
xixi e os deixou apodrecer. Eca! O pior é que, depois de um tempo, os baldes começaram a criar vermes (mais "eca!") e Henning resolveu ferver tudo aquilo... Uma pasta branca começou a ser formada e, então, ele esquentou a mistureba com areia para finalmente destilar (deixar cair gota a gota).
        O novo elemento brilhava no escuro, e por isso foi chamado de fósforo: é que, em grego, Phosphorus quer dizer "o que traz a luz".
                                                                                                                          
                                                                    http://www.canalkids.com.br/higiene/vocesabia/janeiro03.htm

O sentido da expressão “é que”, em destaque no texto (linha 13), pode ser observado em:
(A) Como choveu, não fui à pracinha.
(B) Ora, que melhora.
(C) Eu que não vou lá.
(D) Que lindo dia!

QUESTÃO 14
                                                         CINDERELA
                                                               (Fragmento)
          Era uma vez um senhor viúvo que tinha uma filha a quem amava muito. Ele decidiu casar-se novamente com uma viúva que tinha duas filhas.
        O pobre homem morreu, deixando sua filha desolada. No
entanto, a madrasta e suas filhas ficaram felizes com a herança.
As três mulheres invejavam a beleza e a bondade da
moça. Então a converteram em sua criada, e a chamavam
Cinderela. Cinderela lavava, limpava, passava e cozinhava.
[...]
                                                                                                                                   
                                                             http://pensador.uol.com.br/contos_de_pierrot_e_colombina/

Nesse texto, pode-se afirmar que a palavra “pobre” deve ser compreendida como
(A) uma característica própria de alguém sem recursos financeiros.
(B) uma situação que não permite a compra de tudo o que se precisa.
(C) um termo muito usado para se dizer que se tem pena de alguém.
(D) uma forma de definir que pessoa está necessitando de dinheiro.

QUESTÃO 15
                                                  DIETA EMBARCADA
         Pedro Álvares Cabral chegou ao Brasil na época em que os navegadores saíam com suas embarcações em busca de novos territórios. Essas viagens duravam muitos meses. Era comum que os tripulantes adoecessem por falta de alimentos de origem vegetal.
       Leia, a seguir, um texto que conta um pouco dessa história:
       “Durante essas travessias, meses e meses na solidão do mar, o cardápio atendia praticamente menos à nutrição que à manutenção vital.
        Carne seca salgada, peixes em salmoura (sal), guardados em barril, algum vinho (...), vinagre,sal, cebola ou alho, condimentadores, e o biscoito, conduto essencial e único. Nas raras vezes em que traziam pão, este abolorecia (estragava) com certa rapidez, fazendo-se intragável. Ausência de frutas, legumes e doces...”
                                                                                                               CASCUDO, Luís Câmara. História da alimentação no Brasil.   
                                                                                                              

Pela leitura atenta do texto, podemos afirmar que o uso do pronome ESTE (linha 9) é justificado
(A) por estar próximo ao autor do texto: Luis Câmara Cascudo.
(B) por substituir um termo que ainda será identificado.
(C) para evitar a repetição do termo já citado.
(D) por não sabermos se era pão francês, doce ou de outro tipo.

QUESTÃO 16

                                               COM A PALAVRA
        Littera scripta manet - a palavra escrita permanece, profetizou Horácio na Roma Antiga de quase 2000 anos atrás. O espantoso é que, às vésperas do terceiro milênio, com a revolução digital em plena ebulição, a palavra escrita continua de pé, revigorada pela nova tecnologia. Apesar das várias roupagens inovadoras que a mídia vem experimentando, a palavra escrita não foi destronada da posição central que ocupa em nossas vidas. Fala-se com arroubo sobre os inesgotáveis recursos de novas tecnologias, como o vídeo ou a realidade virtual, mas qualquer reflexão sobre o tema invariavelmente orbita em torno da matéria-prima desta página - o texto. Na verdade, a palavra escrita não apenas permanece – ela floresce como trepadeira nas fronteiras da revolução digital. A exploração de mensagens via correio eletrônico constitui o maior surto de correspondência já visto desde o século XVIII.
        Hoje, o mais novo desafio dos "infonautas" - os astronautas da informática - é justamente inundar o espaço cibernético com zilhões e zilhões de gigabytes de devaneios no novo alfabeto mundial, o ASCII (código criado em 1968 nos Estados Unidos para padronizar os caracteres usados entre as redes de computadores).
                                                                                                                                                                             
                                                                                                                      Paul Saffo

O motivo que causa espanto no autor do texto é
(A) o mais novo desafio dos “infonautas” não ser capaz de extinguir a palavra escrita.
(B) a invenção de um código para padronizar os caracteres usados na internet.
(C) a revolução digital estar em plena ebulição.
(D) a constatação dos inesgotáveis recursos de novas tecnologias.
QUESTÃO 17

                                    CHOCOLATE: UMA DOCE HISTÓRIA
        Imagine a surpresa dos navegadores espanhóis quando chegaram pela primeira vez à região do México, no final do século 15: eles, que vinham todos pimpões e metidos, achando que a Europa era o centro do mundo e que na América só existiam selvagens e feras, deram de cara com o Império Asteca!

       Era uma civilização super desenvolvida cuja capital, Tenochtitlán, era bem maior do que qualquer cidade europeia da época!

       E não era só de arquitetura que os Astecas entendiam não: eles também desenvolveram técnicas agrícolas incríveis (foram eles que inventaram a irrigação!), um tipo de escrita bem legal,faziam cerâmicas lindas e conheciam o chocolate!

       Se você já está se sentindo eternamente grato aos astecas por terem inventado o chocolate, pode parar um pouquinho: ninguém sabe exatamente quando surgiu essa guloseima irresistível. Mas é provável que a primeira civilização a prová-la tenha sido a dos Olmecas, um povo que viveu no mesmo lugar que os Astecas, mas vários séculos antes.

       E, antes de chegar às mãos (e ao estômago!) dos Astecas, o chocolate ainda teve que passar pelas civilizações Maia e Tolteca, que também moravam na mesma região.
       Ou seja, o chocolate nasceu no México, e seu consumo foi sendo transmitido e aprimorado através de várias civilizações, chamadas de pré-colombianas, porque habitavam a América antes da chegada do Cristóvão Colombo.

       Mas uma coisa você tem mesmo que agradecer aos Astecas: foi por causa deles que as sementes de cacau embarcaram em uma longa viagem para a Europa, e lá se transformaram no chocolate como a gente conhece hoje.
                                                                                                
                                                          http://www.canalkids.com.br/alimentacao/chocolate/mexicano.htm

Ao se fazer a análise do trecho “Imagine a surpresa dos navegadores espanhóis...”, pode-se afirmar que o motivo de tamanha surpresa foi

(A) a descoberta do chocolate, guloseima irresistível.
(B) a invenção de uma escrita bem legal.
(C) a criação de lindas cerâmicas feitas pelos Astecas.
(D) a descoberta de que havia uma civilização bem desenvolvida na América.

QUESTÃO 18
                                               UM REINO NADA CHEIROSO...
        Quem já vasculhou a área de higiene, deve saber da história de um rei porcão chamado
Luís XIV... Mas não pense que ele era o único a ter uma certa cisma com banhos, não!
        Luís XIII, um outro rei francês, foi tomar seu primeiro banho quando já tinha 7 anos de
idade! É que, naquela época, as pessoas acreditavam que a água amolecia nosso corpo e impediao nosso crescimento.
         Mas será que os "súditos de Luís XIII, Luisinhos XIII eram"? Bom, acredite se quiser; mas,durante um ano de seu reinado, a população de 700 mil habitantes, tinha tomado apenas 600 milbanhos! Sabe o que isso significa? Em média, cada habitante tomou menos de um banho durante um ano! Imagine o cheiro que pairava sobre as cidades?
                                                                                                           
                                                          http://www.canalkids.com.br/higiene/vocesabia/janeiro03.htm
O sentido da expressão “é que” (linha 5) pode ser substituído, sem nenhum prejuízo de significado, pelo termo sublinhado em
(A) Cumprirei meu dever, ainda que todos me critiquem.
(B) Todos já saíram, portanto não há como deixar o recado.
(C) Assim que saí da escola, a chuva começou.
(D) Fiz a prova com facilidade, já que estudei bastante.


QUESTÃO 19
                                                      
Em relação ao texto I da questão 12 responda: Nesse texto, a utilização da expressão “ou melhor” (linha 5) tem como objetivo
(A) confirmar o que foi dito anteriormente.
(B) corrigir o que foi dito anteriormente.
(C) complementar a afirmativa anterior.
(D) adicionar uma informação ao que já havia sido declarado.

QUESTÃO 20
                                             COM QUE ROUPA?
Agora vou mudar minha conduta,
eu vou pra luta
pois eu quero me aprumar
Vou tratar você com a força bruta,
pra poder me reabilitar
Pois esta vida não está sopa
e eu pergunto: com que roupa?
Com que roupa que eu vou
pro samba que você me convidou?
Com que roupa que eu vou
pro samba que você me convidou?
Agora, eu não ando mais fagueiro,
pois o dinheiro não é fácil de ganhar
Mesmo eu sendo um cabra trapaceiro,
não consigo ter nem pra gastar
Eu já corri de vento em popa,
mas agora com que roupa? Com que roupa que eu vou
pro samba que você me convidou?
Com que roupa que eu vou
pro samba que você me convidou?
Eu hoje estou pulando como sapo,
pra ver se escapo
desta praga de urubu
Já estou coberto de farrapo,
eu vou acabar ficando nu
Meu paletó virou estopa
e eu nem sei mais com que roupa
Com que roupa que eu vou
pro samba que você me convidou?
Com que roupa que eu vou
pro samba que você me convidou?
                                                  Composição: Noel Rosa
                                                       http://letras.terra.com.br/noel-rosa-musicas/125756/

No trecho: “Agora, eu não ando mais fagueiro, pois o dinheiro não é fácil de ganhar”, (linhas 12-13). A oração em destaque estabelece em relação à oração anterior uma ideia de:
(A) comparação.                 (B) causa.            (C) tempo.                   (D) condição.


I GINCANA INTERATIVA DESCRITORES SPAECE

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