Efeito camera de vigilância

segunda-feira, 21 de maio de 2012

SIMULADO-SAEB/SPAECE 9º ANO LÍNGUA PORTUGUESA 2012.8


As questões 1 a 3 referem-se ao texto a seguir.

                                        A VOLTA DO GUERREIRO
        Os homens que voltaram da guerra traziam feridas e pesadelos. Encontraram suas
amadas indiferentes. Passara tanto tempo que algumas nem se lembravam deles, e muitas tinham estabelecido novos amores.
         Uma, entretanto, permaneceu lembrada e fiel, e atirou-se com fúria passional aos braços do ex-guerreiro. Ele a repeliu, dizendo:
        ― Não quero mais ver a guerra diante de mim.
        ― Eu não sou a guerra, sou o amor, querido ― respondeu-lhe a mulher, assustada.
         ― Você é a imagem da guerra, você me agarrou como o inimigo na
luta corpo a corpo, eu não quero saber de você.
        ― Então farei carícias lentas e suaves
        ― O inimigo também passa a mão de leve pelo corpo do soldado
caído, para tirar o que houver no uniforme.
       ― Ficarei quieta, não farei nada.
      ― Não fazer nada é a atitude mais suspeita e mais perigosa do
inimigo, que nos observa para nos atacar à traição.
Separaram-se para sempre.
                                       Fonte do texto:                      
                                                            http://www.algumapoesia.com.br/drummond/drummond37.htm
                                                          Fonte da imagem http://amigaschetas.blogspot.com/2010/09/coracoes-separados.html:
QUESTÃO 1
Em “Uma, entretanto, permaneceu lembrada e fiel...” (linha 4-5), a palavra sublinhada pode ser substituída, sem alteração do sentido original ou incoerência da frase, por:
(A) mas.
(B) pois.
(C) porquanto.
(D) contudo.

QUESTÃO 2
“― Eu não sou a guerra, sou o amor, querido ― respondeu-lhe a mulher, assustada.” (linha 7)
Sobre o trecho em destaque é correto afirmar que
(A) a omissão da última vírgula não altera o sentido original do texto.
(B) a última vírgula é usada para atribuir um estado temporário à mulher.
(C) o adjetivo “assustada” é uma característica permanente da mulher.
(D) o adjetivo “assustada” poderia ser deslocado para antes de “mulher”, sem alteração de sentido.
QUESTÃO 3
Em “Ele a repeliu...” (linha 5), a palavra sublinhada possui valor semelhante a
(A) rejeitou.
(B) abraçou.
(C) avizinhou.
(D) aconchegou.




QUESTÃO 4
                                               “Está morto: podemos elogiá-lo à vontade.”
                                                                                                                (Machado de Assis)
                                                                                                              Fonte do texto: http://pensador.uol.com.br/frase/MjYxMg/

Após a leitura da frase anterior, é possível afirmar que
(A) os defeitos são esquecidos com a morte.
(B) o elogio só acontece após a morte.
(C) o elogio é sempre uma atitude mentirosa.
(D) a morte apaga todas as dores do passado.


QUESTÃO 5
                                          “Nosso amor é tão bonito,
                              ela finge que me ama e eu finjo que acredito.”
                                                                            Fragmento
                                                                           Nelson Sargento
                                                                        Fonte do texto: http://www.vagalume.com.br/nelson-sargento/falso-amor-sincero.html
                                                                        Fonte da imagem: http://www.christies.com/lotfinder/lot_details.aspx?intObjectID=5316926

A palavra que poderia resumir esse texto é
(A) amor.
(B) sofrimento.
(C) bondade.
(D) falsidade.
QUESTÃO 6
              "Se chovesse felicidade, eu lhe desejaria uma tempestade. Feliz Ano Novo!"
                                                                                                 (Autor desconhecido)
                                                                                              (Fonte: http://www.sitequente.com/frases/ano-novo.html)

Nesse texto, a palavra sublinhada pode ser entendida como
(A) pouca felicidade.
(B) média felicidade.
(C) muita felicidade.
(D) nenhuma felicidade.

QUESTÃO 7
“As pessoas estão tão preocupadas sobre o que elas comerão entre o Natal e o Ano-Novo, mas elas realmente deveriam estar preocupadas sobre o que elas comem entre o Ano-Novo e o Natal.”
                                                                                                                              (Autor desconhecido)
                                                                                                            Fonte: http://www.sitequente.com/frases/ano-novo.html
Esse texto permite dizer que
(A) as pessoas comem muito nos primeiros meses do ano.
(B) o Natal e o Ano-Novo são festas em que não se come muito.
(C) entre o Natal e o Ano-Novo a alimentação deveria ser mais controlada.
(D) o mais importante é comer bem entre o Ano-Novo e o Natal.

QUESTÃO 8
              "Se chovesse felicidade, eu lhe desejaria uma tempestade. Feliz Ano Novo!"
                                                                                                                                                                     
                                                                                                             (Autor desconhecido)

O vocábulo em negrito indica
(A) certeza.
(B) hipótese.
(C) segurança.
(D) desejo.
QUESTÃO 9

            INCIDÊNCIA DE RAIOS EM DUQUE DE CAXIAS DOBRA NOS ÚLTIMOS ANOS
A probabilidade de um raio cair duas vezes no mesmo lugar é cada vez maior em Duque de Caxias.

         A principal causa é a urbanização. Estudo ainda inédito do Grupo de Descargas Atmosféricas do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) revela que,
entre 2009 e 2010, a incidência de raios sobre solo caxiense quase dobra.
        Como raios estão associados a tempestades, a urbanização pode ser apontada como responsável pelo aumento, já que o calor exalado pelo concreto das construções propicia a formação de chuvas.
        A cidade de Duque de Caxias ocupa atualmente o Sétimo Lugar no Ranking Estadual e Décimo sexto no Ranking Geral, a cidade teve um aumento de 97% na incidência de Raios por Km².
        Os resultados podem contribuir diretamente com a prevenção e proteção, assim comogerar informações úteis para o setor elétrico e, consequentemente, para a sociedade.
                               (Fonte: http://duquedecaxias.net.br/Meio-Ambiente/incidencia-de-raios-em-duque-de-caxias-dobra-nos-ultimos-              
                                                        anos-1687.html – com adaptações)

Após a leitura do texto, é possível afirmar que
(A) os raios não estão associados a tempestades.
(B) a urbanização diminui a quantidade de raios e tempestades.
(C) em 2008 choveu muito, pois a ocorrência de raios era maior.
(D) o aumento dos raios é uma consequência da urbanização.
QUESTÃO 10

CONGRESSO INTERNACIONAL DO MEDO
Provisoriamente não cantaremos o amor,
que se refugiou mais abaixo dos subterrâneos.
Cantaremos o medo, que esteriliza os abraços,
não cantaremos o ódio porque esse não existe,
existe apenas o medo, nosso pai e nosso companheiro,
o medo grande dos sertões, dos mares, dos desertos,
o medo dos soldados, o medo das mães, o medo das igrejas,
cantaremos o medo dos ditadores, o medo dos democratas,
cantaremos o medo da morte e o medo de depois da morte,
depois morreremos de medo
e sobre nossos túmulos nascerão flores amarelas e medrosas.
                                                                                                Carlos Drummond de Andrade
                                                                                                 Fonte: http://www.memoriaviva.com.br/drummond/poema015.htm

Podemos afirmar que o tema desse poema é
(A) o sentimento de medo que nos paralisa.
(B) o medo gerado pela insegurança das ruas.
(C) o medo de que - um dia - morreremos.
(D) o medo de morrer de medo.
QUESTÃO 11
TEXTO I

MEDO DE AMAR E O MEDO DE SER LIVRE

O medo de amar é o medo de ser
livre para o que der e vier
livre para sempre estar
onde o justo estiver
O medo de amar é medo de ter
de todo momento escolher
com acerto e precisão
a melhor direção

O sol levantou mais cedo e quis
em nossa casa fechada entrar - pra ficar

O medo de amar é não arriscar
esperando que façam por nós
o que é nosso dever - recusar o poder

O sol levantou mais cedo e cegou
                 Fonte:
                http://medodeamareomedodeserlivre.betoguedes.letrasdemusicas.com.br/
TEXTO II

CONGRESSO INTERNACIONAL DO MEDO

Provisoriamente não cantaremos o amor,
que se refugiou mais abaixo dos subterrâneos.
Cantaremos o medo, que esteriliza os abraços,
não cantaremos o ódio porque esse não existe,
existe apenas o medo, nosso pai e nosso
companheiro,
o medo grande dos sertões, dos mares, dos
desertos,
o medo dos soldados, o medo das mães, o medo
das igrejas,
cantaremos o medo dos ditadores, o medo dos
democratas,
cantaremos o medo da morte e o medo de depois
da morte,
depois morreremos de medo
e sobre nossos túmulos nascerão flores amarelas
e medrosas.
                                                       Carlos Drummond de Andrade
                                      Fonte:    
                       http://www.memoriaviva.com.br/drummond/poema015.htm

Pode-se afirmar que os dois textos apresentam em comum
(A) o medo, que é normal quando se ama.
(B) a temática da desilusão amorosa.
(C) o sentimento do amor como assunto.
(D) o medo, que faz parte da natureza humana.













QUESTÃO 12

TEXTO I
                                                QUE CHEIRO É ESSE?
         Mau hálito é uma coisa tão chata, né? E todo mundo sofre desse mal... Pelo menos ao acordar! Mas por que será que isso acontece?
       Talvez você não tenha percebido, mas quando estamos dormindo, quase não salivamos e,com tão pouco movimento, nem é preciso dizer que as bactérias se sentem em casa!
       Pois bem, quando esses micro-organismos chatinhos entram em ação, ou melhor,
aumentam a ação dentro da nossa boca, acabam produzindo
compostos com um cheiro pra lá de ruim! A metilmercaptana e o
dimetilsulfeto são alguns exemplos, mas o principal e mais terrível de
todos é de longe o sulfidreto: ele tem cheiro de ovo podre, eca! Esses
compostos recebem o nome de CSV (Compostos Sulfurados Voláteis).
       Para acabar com o horroroso bafo matinal, nada melhor do que
uma boa escovada nos dentes e na língua. Mas... e se o danado
persistir?
                                                                                                                                 
                                                       http://www.canalkids.com.br/higiene/vocesabia/janeiro03.htm

TEXTO II
                                O BAFO PODE SER UM PROBLEMA...
         Um simples bafinho incomoda muita gente, mas o mau hálito contínuo
incomoda muito, muito mais!
        A halitose, nome científico do problema, atinge um montão de pessoas
por estas bandas: uma pesquisa mostrou que 4 em cada 10 brasileiros sofrem
desse mal...
        O pior é que muita gente nem sonha que está com o problema: elas não
conseguem perceber o próprio "bafo"! Apenas quem tem períodos de halitose
e períodos de normalidade sabe o que se passa dentro de suas bocas.
       Mais de 90% dos casos de halitose são de origem bucal: uma das causas mais comuns é a diminuição de saliva, provocada grande parte das vezes pelo estresse e por alguns medicamentos. Isso sem contar os longos períodos em jejum, portanto, nada de ficar sem comer por muito tempo!
                                                                                                                   
                                                              Fonte:http://www.canalkids.com.br/higiene/vocesabia/janeiro03.htm

Após a leitura dos textos I e II, é possível afirmar que ambos
(A) utilizam uma linguagem específica do público infanto-juvenil.
(B) tratam as causas de um problema do público adulto.
(C) apresentam a mesma causa para o mau hálito.
(D) afirmam que é difícil sentir o próprio mau hálito.

QUESTÃO 13
                       XIXI AJUDOU A DESCOBRIR UM ELEMENTO QUÍMICO!
        Quem diria que o fósforo iria ser descoberto graças ao...
xixi? Pois é, essa história se passou em 1669 na cidade de
Hamburgo, lá na Alemanha, com o químico Henning Brand.
        Henning era chamado de "O Último dos Alquimistas" por
nunca ter deixado de buscar a Pedra Filosofal: diziam que essa
pedra transformaria qualquer metal em ouro!
        Esse químico persistente pode não ter encontrado a tal
Pedra, mas descobriu o fósforo! Como? Ele encheu 50 baldes de
xixi e os deixou apodrecer. Eca! O pior é que, depois de um tempo, os baldes começaram a criar vermes (mais "eca!") e Henning resolveu ferver tudo aquilo... Uma pasta branca começou a ser formada e, então, ele esquentou a mistureba com areia para finalmente destilar (deixar cair gota a gota).
        O novo elemento brilhava no escuro, e por isso foi chamado de fósforo: é que, em grego, Phosphorus quer dizer "o que traz a luz".
                                                                                                                          
                                                                    http://www.canalkids.com.br/higiene/vocesabia/janeiro03.htm

O sentido da expressão “é que”, em destaque no texto (linha 13), pode ser observado em:
(A) Como choveu, não fui à pracinha.
(B) Ora, que melhora.
(C) Eu que não vou lá.
(D) Que lindo dia!

QUESTÃO 14
                                                         CINDERELA
                                                               (Fragmento)
          Era uma vez um senhor viúvo que tinha uma filha a quem amava muito. Ele decidiu casar-se novamente com uma viúva que tinha duas filhas.
        O pobre homem morreu, deixando sua filha desolada. No
entanto, a madrasta e suas filhas ficaram felizes com a herança.
As três mulheres invejavam a beleza e a bondade da
moça. Então a converteram em sua criada, e a chamavam
Cinderela. Cinderela lavava, limpava, passava e cozinhava.
[...]
                                                                                                                                   
                                                             http://pensador.uol.com.br/contos_de_pierrot_e_colombina/

Nesse texto, pode-se afirmar que a palavra “pobre” deve ser compreendida como
(A) uma característica própria de alguém sem recursos financeiros.
(B) uma situação que não permite a compra de tudo o que se precisa.
(C) um termo muito usado para se dizer que se tem pena de alguém.
(D) uma forma de definir que pessoa está necessitando de dinheiro.

QUESTÃO 15
                                                  DIETA EMBARCADA
         Pedro Álvares Cabral chegou ao Brasil na época em que os navegadores saíam com suas embarcações em busca de novos territórios. Essas viagens duravam muitos meses. Era comum que os tripulantes adoecessem por falta de alimentos de origem vegetal.
       Leia, a seguir, um texto que conta um pouco dessa história:
       “Durante essas travessias, meses e meses na solidão do mar, o cardápio atendia praticamente menos à nutrição que à manutenção vital.
        Carne seca salgada, peixes em salmoura (sal), guardados em barril, algum vinho (...), vinagre,sal, cebola ou alho, condimentadores, e o biscoito, conduto essencial e único. Nas raras vezes em que traziam pão, este abolorecia (estragava) com certa rapidez, fazendo-se intragável. Ausência de frutas, legumes e doces...”
                                                                                                               CASCUDO, Luís Câmara. História da alimentação no Brasil.   
                                                                                                              

Pela leitura atenta do texto, podemos afirmar que o uso do pronome ESTE (linha 9) é justificado
(A) por estar próximo ao autor do texto: Luis Câmara Cascudo.
(B) por substituir um termo que ainda será identificado.
(C) para evitar a repetição do termo já citado.
(D) por não sabermos se era pão francês, doce ou de outro tipo.

QUESTÃO 16

                                               COM A PALAVRA
        Littera scripta manet - a palavra escrita permanece, profetizou Horácio na Roma Antiga de quase 2000 anos atrás. O espantoso é que, às vésperas do terceiro milênio, com a revolução digital em plena ebulição, a palavra escrita continua de pé, revigorada pela nova tecnologia. Apesar das várias roupagens inovadoras que a mídia vem experimentando, a palavra escrita não foi destronada da posição central que ocupa em nossas vidas. Fala-se com arroubo sobre os inesgotáveis recursos de novas tecnologias, como o vídeo ou a realidade virtual, mas qualquer reflexão sobre o tema invariavelmente orbita em torno da matéria-prima desta página - o texto. Na verdade, a palavra escrita não apenas permanece – ela floresce como trepadeira nas fronteiras da revolução digital. A exploração de mensagens via correio eletrônico constitui o maior surto de correspondência já visto desde o século XVIII.
        Hoje, o mais novo desafio dos "infonautas" - os astronautas da informática - é justamente inundar o espaço cibernético com zilhões e zilhões de gigabytes de devaneios no novo alfabeto mundial, o ASCII (código criado em 1968 nos Estados Unidos para padronizar os caracteres usados entre as redes de computadores).
                                                                                                                                                                             
                                                                                                                      Paul Saffo

O motivo que causa espanto no autor do texto é
(A) o mais novo desafio dos “infonautas” não ser capaz de extinguir a palavra escrita.
(B) a invenção de um código para padronizar os caracteres usados na internet.
(C) a revolução digital estar em plena ebulição.
(D) a constatação dos inesgotáveis recursos de novas tecnologias.
QUESTÃO 17

                                    CHOCOLATE: UMA DOCE HISTÓRIA
        Imagine a surpresa dos navegadores espanhóis quando chegaram pela primeira vez à região do México, no final do século 15: eles, que vinham todos pimpões e metidos, achando que a Europa era o centro do mundo e que na América só existiam selvagens e feras, deram de cara com o Império Asteca!

       Era uma civilização super desenvolvida cuja capital, Tenochtitlán, era bem maior do que qualquer cidade europeia da época!

       E não era só de arquitetura que os Astecas entendiam não: eles também desenvolveram técnicas agrícolas incríveis (foram eles que inventaram a irrigação!), um tipo de escrita bem legal,faziam cerâmicas lindas e conheciam o chocolate!

       Se você já está se sentindo eternamente grato aos astecas por terem inventado o chocolate, pode parar um pouquinho: ninguém sabe exatamente quando surgiu essa guloseima irresistível. Mas é provável que a primeira civilização a prová-la tenha sido a dos Olmecas, um povo que viveu no mesmo lugar que os Astecas, mas vários séculos antes.

       E, antes de chegar às mãos (e ao estômago!) dos Astecas, o chocolate ainda teve que passar pelas civilizações Maia e Tolteca, que também moravam na mesma região.
       Ou seja, o chocolate nasceu no México, e seu consumo foi sendo transmitido e aprimorado através de várias civilizações, chamadas de pré-colombianas, porque habitavam a América antes da chegada do Cristóvão Colombo.

       Mas uma coisa você tem mesmo que agradecer aos Astecas: foi por causa deles que as sementes de cacau embarcaram em uma longa viagem para a Europa, e lá se transformaram no chocolate como a gente conhece hoje.
                                                                                                
                                                          http://www.canalkids.com.br/alimentacao/chocolate/mexicano.htm

Ao se fazer a análise do trecho “Imagine a surpresa dos navegadores espanhóis...”, pode-se afirmar que o motivo de tamanha surpresa foi

(A) a descoberta do chocolate, guloseima irresistível.
(B) a invenção de uma escrita bem legal.
(C) a criação de lindas cerâmicas feitas pelos Astecas.
(D) a descoberta de que havia uma civilização bem desenvolvida na América.

QUESTÃO 18
                                               UM REINO NADA CHEIROSO...
        Quem já vasculhou a área de higiene, deve saber da história de um rei porcão chamado
Luís XIV... Mas não pense que ele era o único a ter uma certa cisma com banhos, não!
        Luís XIII, um outro rei francês, foi tomar seu primeiro banho quando já tinha 7 anos de
idade! É que, naquela época, as pessoas acreditavam que a água amolecia nosso corpo e impediao nosso crescimento.
         Mas será que os "súditos de Luís XIII, Luisinhos XIII eram"? Bom, acredite se quiser; mas,durante um ano de seu reinado, a população de 700 mil habitantes, tinha tomado apenas 600 milbanhos! Sabe o que isso significa? Em média, cada habitante tomou menos de um banho durante um ano! Imagine o cheiro que pairava sobre as cidades?
                                                                                                           
                                                          http://www.canalkids.com.br/higiene/vocesabia/janeiro03.htm
O sentido da expressão “é que” (linha 5) pode ser substituído, sem nenhum prejuízo de significado, pelo termo sublinhado em
(A) Cumprirei meu dever, ainda que todos me critiquem.
(B) Todos já saíram, portanto não há como deixar o recado.
(C) Assim que saí da escola, a chuva começou.
(D) Fiz a prova com facilidade, já que estudei bastante.


QUESTÃO 19
                                                      
Em relação ao texto I da questão 12 responda: Nesse texto, a utilização da expressão “ou melhor” (linha 5) tem como objetivo
(A) confirmar o que foi dito anteriormente.
(B) corrigir o que foi dito anteriormente.
(C) complementar a afirmativa anterior.
(D) adicionar uma informação ao que já havia sido declarado.

QUESTÃO 20
                                             COM QUE ROUPA?
Agora vou mudar minha conduta,
eu vou pra luta
pois eu quero me aprumar
Vou tratar você com a força bruta,
pra poder me reabilitar
Pois esta vida não está sopa
e eu pergunto: com que roupa?
Com que roupa que eu vou
pro samba que você me convidou?
Com que roupa que eu vou
pro samba que você me convidou?
Agora, eu não ando mais fagueiro,
pois o dinheiro não é fácil de ganhar
Mesmo eu sendo um cabra trapaceiro,
não consigo ter nem pra gastar
Eu já corri de vento em popa,
mas agora com que roupa? Com que roupa que eu vou
pro samba que você me convidou?
Com que roupa que eu vou
pro samba que você me convidou?
Eu hoje estou pulando como sapo,
pra ver se escapo
desta praga de urubu
Já estou coberto de farrapo,
eu vou acabar ficando nu
Meu paletó virou estopa
e eu nem sei mais com que roupa
Com que roupa que eu vou
pro samba que você me convidou?
Com que roupa que eu vou
pro samba que você me convidou?
                                                  Composição: Noel Rosa
                                                       http://letras.terra.com.br/noel-rosa-musicas/125756/

No trecho: “Agora, eu não ando mais fagueiro, pois o dinheiro não é fácil de ganhar”, (linhas 12-13). A oração em destaque estabelece em relação à oração anterior uma ideia de:
(A) comparação.                 (B) causa.            (C) tempo.                   (D) condição.


61 comentários:

  1. Logo te enviarei cara amiga, por favor me siga e divulgue meu blog no seu face ou twuiter..

    ResponderExcluir
  2. Como faço para xonseguir o gabarito desse simulado do 9º ano?????meu e-mail luiza_maran@hotmail.com

    Obrigadaaaaaaa

    ResponderExcluir
  3. Seja seguidora Luiza, que te enviarei até o final da semana!

    ResponderExcluir
  4. Respostas
    1. Olá professor gostaria de receber o gabarito se for possível leoniabarros635@gmail.com

      Excluir
  5. Prof. João Batista, fiquei superancioso pelo gabarito desse simulado. Será que você poderia me enviar por e-mail?

    ResponderExcluir
  6. Sim caro amigo, claro que posso! Me envia teu email que te envio o diagnóstico em word e gabarito do mesmo! Espero seu retorno ok? Meu e-mail é jv121209@hotmail.com se identifique que até o final estarei enviando! Abraço.. Bom dia!

    ResponderExcluir
  7. Meu e-mail é este: francisco.antonio38@gmail.com e muito obrigado antecipadamente.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Olá,gostaria de receber o gabarito desse simulado.obg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ely, tudo bem? Querida posso enviar sim e mais te envio a prova também em woord! Mas preciso de teu email, me responda o máximo possível que antes do final de semana te respondo e ja envio via e-mail para você GABARITO E PROVA!! Desde já agradeço por ter se tornada seguidora do blog! Valeu Abraço!

      Excluir
  10. Prof. João Batista, fiquei superancioso pelo gabarito desse simulado. Será que você poderia.

    ResponderExcluir
  11. meu e-mail cleapereiradovale@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Clea, obrigado pela atenção! Posso lhe enviar o gabarito sim e a prova em word, mas preciso que seja antes seguidora do blog.!! Valeu espero retorno! Att, João Batista

      Excluir
  12. ENVIE-ME POR FAVOR O GABARITO srosajardim@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi por favor seja seguidor do blog o quanto antes que enviaremos seu dianóstico em word e gabarito, no máximo até 20/11/12! Aguardo retorno!

      Excluir
  13. Muito bom, gostaria de recebê-lo com o gabarito para que eu possa trabalhar com os alunos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá boa noite cara Cleonice A. Souza, ja registrei seu pedido apenas peço a gentileza de ser seguidora do blog e deixe seu email aqui, que até terça feira 20/11/12 envio para você o diagnóstico em Word e seu gabarito! Valeu e abração, aguardo retorno!

      Excluir
  14. pf manda o gabarito pra mim email: anapaulaferreira43@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá cara Ana paula, mando agora mesmo! Pode olhar já está em seu email! Abraço!

      Excluir
    2. Ei amiga já mandei agorinha! Recebeu?

      Excluir
    3. pf made o gabarito para mim também meu email e hiltonchaves17@hotmail.com

      Excluir
  15. Olá,professor!Adorei o simulado!Gostaria de trabalhar estas questões com meus alunos.
    Se for possível,mande-me o gabarito.

    ResponderExcluir
  16. Respostas
    1. Oi por favor seja seguidor do blog o quanto antes que enviaremos seu dianóstico em word e gabarito, no máximo até 26/11/12! Aguardo retorno!

      Excluir
  17. i por favor seja seguidor do blog o quanto antes que enviaremos seu dianóstico em word e gabarito, no máximo até 26/11/12! Aguardo retorno!

    ResponderExcluir
  18. por favor gostaria de receber o gabarito, ficarei imensamente grata!!
    email: leslleycristian@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É possível sim! Gostaria que você se tornasse seguidora do blog pode ser? Aguardo retorno!! Em breve te enviarei, é que preciso que seja seguidora para agente realizar uma estatística de quem ajudo ok?

      Excluir
  19. Cara colega gostei muito do simulado, mas gostaria de receber o gabarito. Você pode me enviar.
    Um Forte Abraço. Meu email: farbeniat@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já enviei um e-mail para você cara visitante!!

      Excluir
    2. Ok quero ser sua seguidora como faço...

      Excluir
    3. Oi, boa tarde Professor!!!
      Será que é possível você me enviar o gabarito deste simulado, gostaria de usá-lo com meus alunos. Obrigada
      Cristiane

      crispczepak@hotmail.com

      Excluir
  20. Por favor, passe esse simulado e o gabarito para meu email: ivanpedro1278@gmail.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde caro Ivan, tentei entrar em contato com você VIA E-MAIL, mas infelizmente não deu certo! Informe seu e-mail novamente sem erros! Aguardo retorno.

      Excluir
  21. Amei seu blog.Será que dá para você enviar o simulado e o gabarito para o meu email?
    Obrigada.
    Marcia
    marciaprofessora15@gmail.com

    ResponderExcluir
  22. você poderia me mandar o gabarito dessas atividades até o dia 13/07/ 2013 o meu email é:
    gustavoferreira161@hotmail.com

    ResponderExcluir
  23. Oi, adorei seu blog, achei suas atividades maravilhosas você poderia me mandar o gabarito dessas atividades até o dia 13/08/2013 o meu e-mail é: elissonmatos14@hotmail.com

    ResponderExcluir
  24. gostei muito do seu blog e do seu conteúdo. Gostaria que me enviasse o gabarito, pois, pretendo trabalhas estes conceitos com meus alunos. Meu email é boblucas_sje_pe@hotmail.com

    Desde já lhe agradeço imensamente.

    ResponderExcluir
  25. Boa tarde! Será que alguém pode me enviar o gabarito também? Grato.
    wagnerbrum@hotmail.com

    ResponderExcluir
  26. Boa noite!!! Seria possível enviar o gabarito para meu e-mail?? Desde já agradeço!!!!

    ResponderExcluir
  27. Boa noite!!! seria possível enviar o gabarito para meu e-mail??? elvirlenedejesus@hotmail.com
    Desde já agradeço!!!

    ResponderExcluir
  28. Boa tarde! Gostei muito de suas questões! Gostaria que você me enviasse o gabarito. /Meu e-mail é evandrocosta10@yahoo.com
    Desde já agradeço!

    ResponderExcluir
  29. Boa tarde! Me chamo Junior e gostei muito de suas questões! Gostaria que você me enviasse o gabarito. /Meu e-mail é jrfjijoca@gmail.com
    Desde já agradeço!

    ResponderExcluir
  30. Prof. João Batista, fiquei super anciosa pelo gabarito desse simulado. Será que você poderia me enviar por e-mail?

    ResponderExcluir
  31. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  32. Caro, João Batista! por favor, mande-me por e-mail o gabarito. lidianegalindo@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  33. Prezado João, teria como me enviar esta prova e gabarito?
    ismaelandre2006@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  34. Parabéns pelo blog .. amei ... envia para mim o gabarito, por favor.
    Email: neicetorres@gmail.com ... Obrigadaaaaa!!!!

    ResponderExcluir
  35. Adorei as questões do simulado , estão bem elaboradas !

    ResponderExcluir
  36. Gostaria de receber o gabarito. Pode me enviar??
    Professora Cinthia.

    ResponderExcluir
  37. Amei as questões, por favor envie-me o gabarito pro meu email.
    toinha.marreiro@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  38. Boa tarde,professor! Adorei o simulado! Gostaria de trabalhar estas questões com meus alunos.
    Se possível,mande-me o gabarito.Desde já agradeço, Que Deus o abençoe. Meu e-mail: leninha_mn@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  39. Boa tarde professor.
    Gostei muito do simulado. Será muito útil pra mim. Poderia me enviar o gabarito por e-mail?
    Grata, Amanda - alalcordeiro@gmail.com

    ResponderExcluir