Marcadores

domingo, 15 de dezembro de 2013

Como fazer observação de sala de aula

Entrar na classe para analisar as interações entre os alunos e o professor requer planejamento e quebra de resistência


O papel da coordenação pedagógica é melhorar a prática docente na formação continuada na escola. E, para saber das necessidades da equipe para ensinar melhor, quem exerce essa função tem inúmeros recursos, como analisar o planejamento das atividades, as produções dos alunos e o resultado das avaliações. Contudo, existe uma ferramenta que vai direto ao ponto e permite um conhecimento mais estreito dos problemas didáticos: é a observação feita na sala de aula.

O objetivo dessa ferramenta de formação é analisar as interações que são construídas entre o professor, os estudantes e os conteúdos trabalhados (leia uma sugestão de pauta na última página). Muitas vezes, o próprio docente não percebe que uma pequena mudança em sua prática pode levar a resultados mais positivos - e uma pessoa de fora tem mais facilidade para apontar um caminho. Nesta reportagem, você, coordenador pedagógico, vai saber como romper eventuais barreiras para usar a observação da sala de aula como uma ferramenta formativa.

Como dar os primeiros passos e quebrar resistências

A ideia é simples: você entra na classe, assiste a uma aula, faz anotações e, com base nelas, tem mais segurança para planejar os encontros de formação e orientar os professores, certo? Certo. Só que não é tão simples assim: alguns docentes sentem seu espaço invadido com a presença de um observador.

É preciso criar um clima e uma cultura em que a parceria no desenvolvimento profissional esteja acima de melindres pessoais.

Para quem está iniciando na função de coordenador ou chegando a uma escola em que não existe essa prática, é um pouco mais complicado. O primeiro passo é conversar com toda a equipe nos encontros coletivos, esclarecendo que os principais objetivos são: montar a pauta de formação continuada com base nas necessidades de ensino e conhecer bons exemplos de prática didática que mereçam ser compartilhados com a equipe (sim, às vezes elas ficam restritas a uma só sala de aula, quando poderiam ser divulgadas e ajudar outros alunos a aprender).

Por isso, é bom consultar cada um dos professores para ver se eles topam receber você. Mesmo quando todos estão acostumados a essa rotina, é importante avisar o professor quando a visita será realizada, como faz a coordenadora pedagógica Márcia Regina Schiavetto, do CE Sesi 146, em Matão, a 350 quilômetros de São Paulo (leia o quadro abaixo).

Envolver os professores na elaboração da pauta também pode ser um procedimento útil para quebrar resistências, pois eles mesmos podem indicar em que pontos necessitam de ajuda e de soluções didáticas. É assim que trabalha a coordenadora pedagógica Juliana de Mattos Parreira, da EEI Espaço Nossa Casa, na capital paulista (leia o quadro Em busca de potencialidades).
Compromisso formativo
Foto: Marina Piedade
NA DEVOLUTIVA Márcia Schiavetto, de Matão, traça com os docentes  o plano de formação.  Fotos: Marina Piedade
Ao passar pela secretaria da escola, os professores de Ensino Fundamental II e Ensino Médio do Centro Educacional Sesi 146, em Matão, a 350 quilômetros de São Paulo, dão uma paradinha para ver quando a coordenadora Márcia Regina Schiavetto vai às salas de aula. O cronograma mensal de observação fica disponível no quadro de recados. Os docentes têm acesso também à planilha de observação que ela usa. Para diminuir a ansiedade, ao terminar cada observação, ela conversa com os docentes, mas a verdadeira devolutiva vem depois da análise que ela faz do que viu e dos outros registros do professor. No fim, cada docente recebe um relatório no qual há um espaço para que ele se manifeste. "No segundo encontro individual, conversamos novamente sobre a prática dele, dou orientações teóricas e traçamos um planejamento, que fica registrado no relatório como um compromisso formativo entre nós", diz a coordenadora.


Atenção à postura dentro da sala de aula

Alguns detalhes vão ajudar você a não ser invasivo no momento da observação. O primeiro deles é lembrar que aquele espaço é do professor. Por isso, procure sentar-se no fundo da sala ou nas laterais, manter a menor interação possível com os alunos e nunca interferir na fala do docente.

Mesmo que a pauta tenha sido discutida e fechada previamente, uma vez na sala é preciso analisar todas as interações e estar aberto para se surpreender com situações que não esperava encontrar - que podem, inclusive, ser extremamente positivas.

O que é observado deve ser apenas anotado nesse momento. Durante e após a observação, você vai construindo hipóteses sobre as interações que dão certo e as que precisam de ajustes - e essa será a base do registro e da conversa posterior com o professor.

Devolutivas consistentes apontam caminhos

O trabalho de observação não termina quando o coordenador sai da sala de aula. Ao contrário. Talvez a parte mais importante venha a seguir: a conversa com o professor. Tire uma cópia das anotações feitas e entregue a ele antes da devolutiva para que possa se preparar para a conversa, que deve ser sempre individual e, no máximo, uma semana após a data da observação. Inicie o bate-papo citando tudo de positivo que você viu, demonstrando com isso que reconhece o bom trabalho feito. Em seguida, trate dos pontos que precisam ser melhorados.

Um procedimento que sempre enriquece esse debate é a apresentação do embasamento teórico (para dar consistência às observações e à apresentação de sugestões para a mudança da prática). Não se esqueça de ouvir o professor, que certamente vai expor as dificuldades que encontra e as necessidades que ele tem para colocar em uso as propostas feitas por você.

"Todo processo formativo é sempre conflituoso. O coordenador só conquista o respeito do grupo quando o docente percebe que as devolutivas têm resultados positivos na maneira de ensinar e, consequentemente, no desempenho dos alunos", afirma Fátima Camargo, mestre em Didática pela Universidade de São Paulo (USP) e consultora pedagógica.

O resultado final desse processo deve ser um planejamento de formação para o professor e para toda a equipe docente. Acreditar nessa perspectiva pressupõe encarar o educador como um profissional capaz de construir as próprias estratégias de ensino com base na reflexão sobre a prática.
Em busca de potencialidades
Foto: Marina Piedade
PAUTA CONJUNTA Juliana Parreira, de São Paulo, escolhe o que vai ser observado junto com o professor
Na entrada da favela de Paraisópolis, em São Paulo, a EEI Espaço Nossa Casa atende 120 crianças da comunidade local. Professora por sete anos, a coordenadora Juliana Parreira assumiu a nova função há quatro. No começo, entrava nas salas sem avisar. "Mas me lembrei de quando era professora e quanto era difícil ter na classe alguém analisando meu trabalho." Hoje ela combina com os docentes todas as visitas e as pautas são discutidas e compartilhadas nos encontros semanais de formação. Muitas vezes, são os professores que pedem à coordenadora ajuda para melhorar em determinados pontos. "A observação não é inimiga do professor, mas uma forma de valorizar o trabalho dele. Ao observar, busco tanto o que está bom e pode ser disseminado quanto o que pode ser aprimorado. Na devolutiva, é fundamental se apoiar na teoria e se colocar também como aprendiz no processo formativo", finaliza Juliana.




O que observar

Durante a observação em sala de aula, é preciso verificar como se desenvolvem as interações entre professores, alunos e conteúdos e de que forma elas podem se tornar tema da formação continuada na escola. Abaixo estão algumas questões que podem servir de roteiro para essa prática. Relacione as frases com destaque colorido com as explicações nos tópicos abaixo do quadro.
Pauta de observação de sala de aula
Nome do professor ___________________________
Disciplina ___________________________
Conteúdo da aula ___________________________
Data da observação ___________________________


1. A interação entre os alunos e o conteúdo
- O conteúdo é adequado às necessidades de aprendizagem da turma?
- As atividades e os problemas propostos são desafiadores e proveitosos para todos os alunos ou para alguns foi muito fácil e, para outros, muito difícil?
- Há a retomada de conhecimentos trabalhados em aulas anteriores como um ponto de partida para facilitar novas aprendizagens ou as atividades apenas colocam em jogo o que já é conhecido pela turma?
- Os recursos utilizados são adequados ao conteúdo?
- Como está organizado o tempo da aula? Foram reservados períodos de duração suficiente para os alunos fazerem anotações, exporem as dúvidas, debaterem e resolverem problemas?

2. A interação entre o professor e os alunos
- Os objetivos de aprendizagem de curto e longo prazos dos conteúdos em questão estão claros para a turma?
- As propostas de atividades foram entendidas por todos? Seria necessário o professor explicar outra vez e de outra maneira? As informações dadas por ele são suficientes para promover o avanço do grupo?
- As intervenções são feitas no momento certo e contêm informações que ajudam os alunos a refletir?
- O professor aguarda os alunos terminarem o raciocínio ou demonstra ansiedade para dar as respostas finais, impedindo a evolução do pensamento?
- As hipóteses e os erros que surgem são levados em consideração para a elaboração de novos problemas?
- As dúvidas individuais são socializadas e usadas como oportunidades de aprendizagem para toda a turma?

3. A interação dos alunos com os colegas 
- Os alunos se sentem à vontade para colocar suas hipóteses e opiniões na discussão?
- Nas atividades em dupla ou em grupo, há uma troca produtiva entre os alunos?
- Com que critérios a classe é organizada?
- Os alunos escutam uns aos outros?

Para pensar em novas abordagens Problemas adequados são os que representam um desafio possível. Ou seja, não podem ser tão fáceis a ponto de serem solucionados sem esforço nem tão difíceis que se tornem desestimulantes. Quando 80% da turma acerta sem dificuldade as questões propostas, é hora de lançar novos desafios. Se mais da metade não encontra solução, é preciso orientar o professor para que ele tente novas abordagens e ajudá-lo a diversificar as atividades.

Como usar bem o material pedagógico 
Mapas, slides, ilustrações, fotos e vídeos precisam ser adequados ao conteúdo trabalhado, utilizados em momentos certos e ter qualidade técnica. Quando alguma dessas coisas não acontece, busque com o professor novas ferramentas ou indique maneiras mais eficientes de usar as já disponibilizadas pela escola. No caso de recursos tecnológicos, é sempre recomendável testá-los antes da aula.

Em busca de clareza e objetividade
Muitas dificuldades que aparecem durante os momentos de aprendizagem têm origem em uma proposta confusa, mal elaborada ou comunicada de forma ineficiente. Durante a observação, anote as falas do professor para posteriormente discutir a clareza e a pertinência das propostas. Para torná-las mais claras, geralmente são necessárias mudanças simples, como a substituição das palavras difíceis.

Fazer do erro uma oportunidade de ensinar 
Durante a observação, anote os erros e as dúvidas apresentados pelos alunos e verifique se o professor consegue fazer com que as dificuldades individuais sejam oportunidades de avanço para todo o grupo. Os erros e as intervenções dos professores também podem ser registrados para a tematização da prática durante os encontros coletivos e os individuais.

Ajuda na formação de grupos É preciso observar se as duplas ou os grupos foram formados aleatória ou intencionalmente. A escolha dos pares precisa ser planejada e a formação vai variar de acordo com os conteúdos. Ao perceber que um agrupamento não é produtivo, analise com o professor o perfil dos alunos e ajude a montar outros mais eficazes.

Para cada situação, um grupo

Ao perceber uma inadequação entre a organização da sala e o conteúdo, você pode indicar, na devolutiva, outras formas de dispor os alunos. Em roda, em duplas, trios ou quartetos. A forma como a turma trabalha deve estar relacionada aos objetivos pedagógicos. Geralmente, grupos grandes servem para socializar estratégias, mas não para trocar informações. Já quando o objetivo é colocar os conhecimentos de cada aluno em jogo, o melhor são as atividades individuais.



Publicado em GESTAO ESCOLAR, Edição 008JUNHO/JULHO 2010. Título original: Uma ferramenta para melhorar a prática docente

sábado, 14 de dezembro de 2013

Coordenador pedagógico: um profissional em busca de identidade

Pesquisa da FVC conclui que a formação de professores começa a ser o foco da atuação do coordenador, mas ele ainda sofre com a falta de apoio.

Foto: Omar Paixão
Em algumas redes de ensino, ele é chamado de orientador, supervisor ou, simplesmente, pedagogo. Em outras, de coordenador pedagógico, que é como GESTÃO ESCOLAR sempre se refere ao profissional responsável pela formação da equipe docente nas escolas. Nas unidades que contam com sua presença, ele faz parte da equipe gestora e é o braço direito do diretor. Num passado não muito remoto, essa figura nem sequer existia. Começou a aparecer nos quadros das Secretarias de Educação quando os responsáveis pelas políticas públicas perceberam que a aprendizagem dos alunos depende diretamente da maneira como o professor ensina.

Diante desse cenário, a Fundação Victor Civita (FVC) decidiu descobrir quem é e o que pensa esse personagem relativamente novo no cenário educacional brasileiro, escolhendo-o como tema de uma pesquisa intitulada O Coordenador Pedagógico e a Formação Continuada de Professores: Intenções, Tensões e Contradições. Realizado pela Fundação Carlos Chagas (FCC), sob a supervisão de Cláudia Davis, o estudo teve a coordenação de Vera Maria Nigro de Souza Placco e de Laurinda Ramalho de Almeida, ambas da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), e de Vera Lúcia Trevisan de Souza, da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). Graças a ela, fizemos esta edição especial, com reportagens e seções tratando de temas relativos à coordenação pedagógica.

Uma das principais conclusões da pesquisa é que, apesar de ser um educador com experiência, inclusive na função (saiba mais sobre o perfil desse profissional no quadro abaixo), ainda lhe faltam identidade e segurança para realizar um bom trabalho. Ele se sente muito importante no processo educacional, mas não sabe ao certo como agir na escola frente às demandas e mostra isso por meio de algumas contradições: ao mesmo tempo em que afirma que sua atuação pode contribuir para o aprendizado dos alunos e para a melhoria do trabalho dos professores, não percebe quanto isso faz diferença nos resultados finais da aprendizagem (veja mais no quadro da próxima página). "A identidade profissional se constrói nas relações de trabalho. Ela se constitui na soma da imagem que o profissional tem de si mesmo, das tarefas que toma para si no dia a dia e das expectativas que as outras pessoas com as quais se relaciona têm acerca de seu desempenho", afirma Vera Placco.
Quem são os coordenadores pedagógicos no BrasilUm resumo das características do profissional que atua nessa função

90% são mulheres

88% já deram aula na Educação Básica

76% têm entre 36 e 55 anos 

A maioria tem mais de 5 anos de experiência na função
Quem são os coordenadores pedagógicos no Brasil


sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Simulado online grátis do Enem 2013!



Olá vestibulandos!
Universia Brasil realiza o Simulado Online grátis do Enem 2013  até o dia 30 de setembro. Treine suashabilidades e competências.
Agora você não tem mais desculpas para não se preparar para o Enem 2013. O simulado conta com 80 perguntas exclusivas elaboradas pela Primeira Escolha. As questões seguem os moldes do Enem e são avaliadas segundo a TRI (Teoria de Resposta ao Item), metodologia utilizada pelo exame para calcular a nota dos candidatos.
 Você não vai perder essa oportunidade, vai?

CURSO PREPARATÓRIO ENEM 2013

Estadão.edu oferece curso preparatório para o Enem de graça.



Olá vestibulandos!
Estadão.edu oferece curso preparatório para o Enem de graça, em parceria com o site Eschola.com, serão mais de 1,2 mil horas/aula de todas as disciplinas do Ensino Médio, além de técnicas de estudo, exercícios e simulados. Se impresso, o material teria mais de 5 mil páginas.
As inscrições podem ser feitas até o dia 30 de setembro, na internet (http://estadao.eschola.com). Não haverá seleção e as vagas serão distribuídas por ordem de inscrição. O login e a senha serão liberados 24 horas após a inscrição.
O treinamento seguirá o modelo de avaliação do Enem, com textos, quadrinhos e imagens, com foco na leitura e interpretação das questões. Serão oferecidas aulas de Técnicas de Estudo, Língua Portuguesa, Inglês, Química, Física, Biologia, Matemática, Geografia, História, Artes, Sociologia e Filosofia.
No site o aluno poderá conferir os cadernos de prova e gabaritos das edições anteriores do Enem desde 1998, quando ele foi criado.
Não perca!

domingo, 8 de setembro de 2013

Mais de 170 Simulados preparatório para provinhasSaeb/Prova Brasil/Spaece 2013-2014 PORTUGUÊS-MATEMÁTICA

Olá leitores do blog Vamos educar!
       Realizar um diagnóstico é uma tarefa que não é muito fácil, por isso pesquisando em outros blogs resolvi aqui postar algumas provas, que somam já  no total de mais de 170 questões de PORTUGUÊS E MATEMÁTICA priorizando osdescritores apresentados pelo MEC. Os conteúdos e as questões são semelhantes as que caem nas provas Saeb/Prova Brasil e SPAECE. As questões estão organizadas por níveis de anos.



        A origem da palavra diagnóstico segundo Rodrigues, vem do grego e significa faculdade de conhecer. Sendo assim podemos ver que para que se faça um diagnóstico dentro da escola, de um aluno com dificuldade, é necessário analisar toda a realidade em volta desse aluno, seja na escola, em casa e na sala de aula, para poder diagnosticar o seu problema e posteriormente tentar tratá-lo.
       Aproveite e passe em sua sala, vamos ser escola, professor e aluno nota 10 esse ano!! Estas questões tem como fonte a internet, como por exemplo: BLOG DO PROF. WARLES, MEC, CAED-JF, SEAPE - AC, SADEAM - AM, SAEPI - PI, SPAECE - CE, SAEPE - PE, PAEBE - ES, SABE - BA, PROEB - MG, SAERJ - RJ, SAEGO - GO, SAERO-RO, PROMOVER - MS, SAEMS - MS, SAERS - RS, Avalia BH, SAVEAL - AL, Simave, Prova Rio, Prova da cidade - SP, projeto con(seguir)-DC, Projeto salto-TO, Saresp - SP, Matriz de Referência de Língua Portuguesa (descritores), Guia de Elaboração de Itens - Matemática e concursos públicos, entre outros. 
       Alguns simulados estão com as respostas assinaladas em vermelho. Então, faça o downloads e desmarque-as antes da impressão. Bom Trabalho!
                                                                                                       Socialize este Blog!!

                                LÍNGUA PORTUGUESA

***********************************************************************************
PORTUGUÊS: 5º Ano (Ensino Fundamental)
Simulado 01 è Baixar  -  GABARITO           Simulado 02 è Baixar  -  GABARITO
Simulado 03 è Baixar  -  GABARITO            Simulado 04 è Baixar   GABARITO
Simulado 05 è Baixar  -  GABARITO            Simulado 06 è Baixar  -  GABARITO
Simulado 07 è Baixar  -  GABARITO            Simulado 08 è Baixar   GABARITO
Simulado 09 è Baixar  -  GABARITO            Simulado 10 è Baixar  -  GABARITO
Simulado 11 è Baixar  -  GABARITO            2ª P.D - 2012 è Baixar  -  GABARITO
Simulado 12 è Baixar  -  GABARITO            Simulado 13 è Baixar  -  GABARITO
Simulado 14 è Baixar  -  GABARITO            Simulado 15 è Baixar  -  GABARITO
Simulado 16 è Baixar  -  GABARITO            Simulado 17 è Baixar  -  GABARITO
Simulado 18 è Baixar  -  GABARITO            1ª P.D -2013 è Baixar  -  GABARITO
Simulado 19 è Baixar  -  GABARITO            Simulado 20 è Baixar  -  GABARITO
Simulado 22 è Baixar  -  GABARITO            2º P.D -2013 è Baixar  -  GABARITO
Simulado 23 è Baixar  -  GABARITO            Simulado 24 è Baixar  -  GABARITO
Simulado 25 è Baixar  -  GABARITO            3ª P.D -2013 è Baixar  -  GABARITO
Simulado 26 è Baixar  -  GABARITO            1ª P.D - 2014 è Baixar  GABARITO 
2ª P.D - 2014 è Baixar  -  GABARITO

 ***********************************************************************************
PORTUGUÊS9º Ano (Ensino Fundamental)
Simulado 01 è Baixar  -  GABARITO            Simulado 02 è Baixar  -  GABARITO
1ª P.D -2011 è Baixar  -  GABARITO            2ª P.D -2011è Baixar   GABARITO
Simulado 03 è Baixar  -  GABARITO            Simulado 04 è Baixar  -  GABARITO
Simulado 05 è Baixar  -  GABARITO            Simulado 06 è Baixar  -  GABARITO    
Simulado 07 è Baixar  -  GABARITO            Simulado 08 è Baixar  -  GABARITO
Simulado 09 è Baixar  -  GABARITO            Simulado 10 è Baixar  -  GABARITO
Simulado 11 è Baixar  -  GABARITO            2ª P.D -2012 è Baixar  -  GABARITO
Simulado 12 è Baixar  -  GABARITO            Simulado 13 è Baixar  -  GABARITO
Simulado 14 è Baixar  -  GABARITO            Simulado 15 è Baixar   GABARITO
Simulado 16 è Baixar  -  GABARITO            Simulado 17 è Baixar  -  GABARITO
Simulado 18 è Baixar  -  GABARITO            Simulado 19 è Baixar  -  GABARITO
1ª P.D -2013 è Baixar  -  GABARITO            Simulado 20 è Baixar  -  GABARITO
Simulado 21 è Baixar  -  GABARITO            Simulado 23 è Baixar  -  GABARITO 
2ª P.D -2013 è Baixar  -  GABARITO            Simulado 24 è Baixar  -  GABARITO
Simulado 25 è Baixar  -  GABARITO            3ª P.D -2013 è Baixar   GABARITO 
1ª P.D -2014 è Baixar   GABARITO  2ª P.D -2014 è Baixar  -  GABARITO 
 ***********************************************************************************
PORTUGUÊS: 3ª Série (Ensino Médio)
1ª P.D -2011 è Baixar  -  GABARITO                    2ª P.D -2011è Baixar   GABARITO
Simulado 01 è Baixar  -  GABARITO                    Simulado 02 è Baixar  -  GABARITO
Simulado 03 è Baixar  -  GABARITO                    Simulado 04 è Baixar   GABARITO
Simulado 05 è Baixar  -  GABARITO                    Simulado 06 è Baixar  -  GABARITO
Simulado 07 è Baixar  -  GABARITO                    Simulado 08 è Baixar  -  GABARITO
2ª P.D -2012 è Baixar  -  GABARITO                    Simulado 09 è Baixar  -  GABARITO
Simulado 10 è Baixar  -  GABARITO                    Simulado 11 è Baixar  -  GABARITO
Simulado 12 è Baixar   GABARITO                    Simulado 13 è Baixar  -  GABARITO
Simulado 14 è Baixar  -  GABARITO                    Simulado 15 è Baixar  -  GABARITO
Simulado 16 è Baixar  -  GABARITO                    1ª P.D - 2013 è Baixar  -  GABARITO
Simulado 17 è Baixar  -  GABARITO                    Simulado 18 è Baixar  -  GABARITO
Simulado 20 è Baixar  -  GABARITO                    2ª P.D- 2013 è Baixar  -  GABARITO
Simulado 21 è Baixar  -  GABARITO                    Simulado 22 è Baixar  -  GABARITO
3ª P.D -2013 è Baixar   GABARITO          1ª P.D -2014 è Baixar  -  GABARITO 
2ª P.D -2014 è Baixar  -  GABARITO



                                                     MATEMÁTICA
********************************************************************************
MATEMÁTICA5º Ano (Ensino Fundamental)
Simulado 02 è Baixar  -  GABARITO            Simulado 03 è Baixar  -  GABARITO
Simulado 04 è Baixar  -  GABARITO            Simulado 05 è Baixar  -  GABARITO
Simulado 06 è Baixar  -  GABARITO            Simulado 07 è Baixar  -  GABARITO
Simulado 08 è Baixar  -  GABARITO            Simulado 09 è Baixar  -  GABARITO
Simulado 10 è Baixar  -  GABARITO            Simulado 11 è Baixar  -  GABARITO
Simulado 13 è Baixar  -  GABARITO            2ª P.D-2012 è Baixar  -  GABARITO
Simulado 14 è Baixar  -  GABARITO            Simulado 15 è Baixar   GABARITO
Simulado 16 è Baixar  -  GABARITO            Simulado 17 è Baixar  -  GABARITO
Simulado 18 è Baixar  -  GABARITO            Simulado 19 è Baixar  -  GABARITO
Simulado 20 è Baixar  -  GABARITO            Simulado 21 è Baixar  -  GABARITO
1ª P.D-2013  è Baixar  -  GABARITO            Simulado 22 è Baixar  -  GABARITO
Simulado 23 è Baixar  -  GABARITO            Simulado 25 è Baixar  -  GABARITO
2ª P.D -2013  è Baixar  -  GABARITO           Simulado 26 è Baixar  -  GABARITO
Simulado 27 è Baixar  -  GABARITO            Simulado 28 è Baixar  -  GABARITO
3ª P.D -2013  è Baixar  - GABARITO            Simulado 29 è Baixar  -  GABARITO 
Simulado 30 è Baixar  GABARITO   1ª P.D-2014 è Baixar  -  GABARITO 
Simulado 31 è Baixar  GABARITO  2ª P.D-2014 è Baixar  -  GABARITO 


*****************************************************************************
MATEMÁTICA9º Ano (Ensino Fundamental)
Simulado 01 è Baixar  -  GABARITO            Simulado 02 è Baixar  -  GABARITO
1ª P.D -2011 è Baixar  -  GABARITO            2ª P.D -2011è Baixar  -  GABARITO
Simulado 03 è Baixar  -  GABARITO            Simulado 04 è Baixar  -  GABARITO
Simulado 05 è Baixar  -  GABARITO            Simulado 06 è Baixar  -  GABARITO
Simulado 07 è Baixar  -  GABARITO            Simulado 08 è Baixar  -  GABARITO
Simulado 09 è Baixar  -  GABARITO            Simulado 12 è Baixar  -  GABARITO
Simulado 13 è Baixar  -  GABARITO            2ª P.D -2012 è Baixar  -  GABARITO
Simulado 14 è Baixar  -  GABARITO            Simulado 15 è Baixar   GABARITO
Simulado 16 è Baixar  -  GABARITO            Simulado 17 è Baixar  -  GABARITO
Simulado 18 è Baixar  -  GABARITO            Simulado 19 è Baixar   GABARITO
Simulado 20 è Baixar  -  GABARITO            Simulado 21 è Baixar   GABARITO
1ª P.D -2013 è Baixar  -  GABARITO            Simulado 22 è Baixar   GABARITO
Simulado 23 è Baixar  -  GABARITO            Simulado 25 è Baixar   GABARITO
2ª P.D -2013 è Baixar  -  GABARITO            Simulado 26 è Baixar   GABARITO
Simulado 27 è Baixar  -  GABARITO            3ª P.D -2013 è Baixar  -  GABARITO
Simulado 28 è Baixar                                   Simulado 29 è Baixar   -  GABARITO
Simulado 30 è Baixar  -  GABARITO           Simulado 31 è Baixar  -  GABARITO 
Simulado 32 è Baixar   GABARITO 1ª P.D -2014 è Baixar  -  GABARITO 
Simulado 33 è Baixar  -  GABARITO 2ª P.D -2014 è Baixar  GABARITO 

*********************************************************************************
MATEMÁTICA3ª Série (Ensino Médio)
Simulado 01 è Baixar  -  GABARITO            2ª P.D -2011 è Baixar  -  GABARITO
Simulado 03 è Baixar  -  GABARITO            Simul. 3ª Bi.  è Baixar   GABARITO
Simul.  4ª Bi. è Baixar  -  GABARITO            Simulado 05 è Baixar  -  GABARITO
Simulado 06 è Baixar  -  GABARITO            Simulado 07 è Baixar  -  GABARITO
Simulado 08 è Baixar  -  GABARITO            Simulado 09 è Baixar  -  GABARITO
2ª P.D -2012  è Baixar  -  GABARITO            Simulado 10 è Baixar  -  GABARITO
Simulado 11 è Baixar  -  GABARITO            Simulado 12 è Baixar  -  GABARITO
Simulado 13 è Baixar  -  GABARITO            Simulado 14 è Baixar  -  GABARITO
Simulado 15 è Baixar  -  GABARITO            Simulado 16 è Baixar  -  GABARITO
1ª P.D-2013  è Baixar  -  GABARITO            Simulado 17 è Baixar  -  GABARITO
Simulado 18 è Baixar  -  GABARITO            Simulado 20 è Baixar  -  GABARITO
2ª P.D-2013  è Baixar  -  GABARITO            Simulado 21 è Baixar  -  GABARITO
Simulado 22 è Baixar  -  GABARITO            3ª P.D-2013 è Baixar  -  GABARITO
1ª P.D-2014  è Baixar  -  GABARITO  2ª P.D-2014  è Baixar   GABARITO 







I GINCANA INTERATIVA DESCRITORES SPAECE

  D3 - Quiz por descritor - Port. 9° Ano D3: PORTUGUÊS - 9° ANO - ENSINO FUNDAMENTAL D3: Inferir o sentido de uma palavra ou expressão. 01 (...