Efeito camera de vigilância

terça-feira, 20 de março de 2012

Diagnóstico de Língua portuguesa interpretação textual 7° ano!!

Leia o texto abaixo e responda as questões
De 1 a 6.
     Santa Isabel

Sara Isabel, morena, tem quinze anos, mede 1,75, pesa sessenta e dois quilos e é de uma beleza irreparável. Cursa o primeiro ano do segundo grau no Colégio São Marcos e pretende se formar em medicina ou seguir a carreira de modelo.

Em casa é uma pessoa isolada, que fica horas e horas, em seu quarto, lendo e ouvindo músicas. No colégio, não se isola, mas também não se junta com todo mundo, seleciona as amizades. Com o namorado, não se mostra muito interessada, acha-se muito nova para firmar namoro. No clube ou na praia, mostra-se bastante solta: joga vôlei, tênis, gosta de fazer ginástica, não pára um minuto.

Das qualidades de Sara, a que mais me chama atenção é a sua dedicação aos estudos, o seu interesse em vencer na vida, o que mostra ser uma pessoa inteligente e conhecedora do seu mundo.



 1.(D-09) Quanto ao gênero pode-se dizer que: 
a) possui caráter narrativo
 b) é uma dissertação sobre a vida de uma pessoa.
 c) é uma descrição.
d) interpreta os sentimentos e caracteres de alguém.

2. (D-03) São características de natureza geral:
a) Sara Isabel tem interesse em vencer na vida.
b) Ela seleciona as amizades.
 c) não se mostra muito interessada em namoro.
 d) é morena, tem quinze anos, pesa sessenta e dois quilos.

3. (D-02) São aspectos que se aprofundam no conhecer da pessoa descrita:  
a) pretende formar-se em medicina.
 b) é de uma beleza irreparável.
 c) Fica horas e horas em seu quarto lendo ou ouvindo música.
 d) mostra ser uma pessoa inteligente.

4. (D02) No texto, a parte que dá ênfase a uma característica que melhor define Sara Isabel.
 a) muito nova para firmar namoro.
 b) cursa o primeiro ano do segundo grau.
 c) Não pára um minuto.
 d) dedicação aos estudos, o seu interesse em vencer na vida.


5. (D-08) "... não se junta com todo mundo." Desta informação apresentada no texto infere-se que:
a) Sara Isabel se acha mais importante que as outras pessoas.
 b) Sara Isabel é preconceituosa.
 c) Sara Isabel é orgulhosa.
 d) Sara Isabel é uma pessoa reservada.

6. (D-06) Do texto, depreende-se que Sara Isabel mostra-se bastante solta pelo fato de:
 a) participar em diversas atividades.
 b) ser determinada e objetiva.
 c) ser livre para ir aonde quiser.
 d) fazer o que da na cabeça sem pensar nas consequências.

A formiga e a Pomba
Uma Formiga foi à margem do rio para beber água e, sendo arrastada pela forte correnteza, estava prestes a se afogar. Uma Pomba que estava numa árvore sobre a água, arrancou uma folha e a deixou cair na correnteza perto dela. A Formiga subiu na folha e flutuou em segurança até a margem. Pouco tempo depois, um caçador de pássaros veio por baixo da árvore e se preparava para colocar varas com visgo perto da Pomba que repousava nos galhos alheia ao perigo. A Formiga, percebendo sua intenção, deu-lhe uma ferroada no pé. Ele repentinamente deixou cair sua armadilha e, isso deu chance para que a Pomba voasse para longe a salvo.
Autor: Esopo
Moral da História: Quem é grato de coração sempre encontrará oportunidades para mostrar sua gratidão.
(A formiga e pomba www.contandohistoria.com/formiga.html) 


O texto acima se refere-se para as questões de 07 a 12.

07. Este texto é uma fábula porque apresenta características como
(A) humor e seres encantados.
(B) instruções e imagens.
(C) tabelas e informações científicas.
(D) animais como personagens e moral da história.

08. O texto começa dizendo Uma formiga sedenta veio à margem do rio para beber água. Para alcançá-la devia descer por uma folha de grama. A palavra sublinhada refere-se a
(A) grama.                 (B) água.     
 (C) folha                    (D) formiga.

09. A formiga se salvou da correnteza porque
(A) o rio parou de correr.
(B) o caçador a tirou de dentro do rio.
(C) caiu um galho de árvore em que ela se apoiou.
(D) ela subiu numa folha de árvore jogada ao rio pela pomba.

10. A formiga viu o caçador preparado para caçar a pomba no momento em que
(A) se debatia na correnteza.
(B) alcançou a terra.
(C) se escondia atrás de uma árvore.
(D) foi presa pela rede do caçador.

11. No início do texto, diz-se que a formiga estava sedenta. Isto significa que a formiga estava com
(A) fome.         (B) frio.               
 (C) sede.           (D) calor.

12. "Uma boa ação se paga com outra". A frase, escrita entre aspas e em letras maiores que as do texto, indica
(A) a moral da história.
(B) que a história acabou.
(C) a amizade que se formou entre a pomba e a formiga.
(D) que foi o caçador de pássaros quem falou

Leia o texto abaixo e responda as questões de 13 a 17.
O galo que logrou a raposa

Um velho galo matreiro, percebendo a aproximação da raposa, empoleirou-se numa árvore. A raposa, desapontada, murmurou consigo: “...Deixa estar, seu malandro, que já te curo!...” E em voz alta:
-Amigo, venho contar uma grande novidade: acabou-se a guerra entre os animais. Lobo e cordeiro, gavião e pinto, onça e veado, raposa e galinha, todos os bichos andam agora aos beijos, como namorados. Desça desses poleiros e venha receber o meu abraço de paz e amor.
-Muito bem! –exclamou o galo. Não imagina como tal notícia me alegra! Que beleza vai ficar o mundo, limpo de guerras, crueldades e traições! Vou já descer para abraçar a amiga raposa, mas... como lá vem vindo três cachorros, acho bom esperá-los, para que eles também tomem parte da confraternização.
Ao ouvir falar em cachorros, dona raposa não quis saber de histórias, e tratou de pôr-se a fresco, dizendo:
- Infelizmente, amigos Có-ri-có-có, tenho pressa e não posso esperar pelos amigos cães. Fica para outra vez a festa, sim? Até logo.
E rapou-se.
Com esperteza, - esperteza e meia.

13- Quando o galo se empoleirou na arvore, a raposa ficou:
A(   ) zangada.
B(   ) decepcionada.
C(   ) indiferente.
D (   ) contente.

14-A respeito da atitude do galo, a raposa pensou consigo mesma – “Deixe estar, seu malandro, que já te curo!” – Isso significa que ela pensou em:
A(   ) aliviar o sofrimento do galo.
B(   ) dar uma lição no galo.
C(   ) cozinhar o galo.
D(   ) fazer amizade com o galo.

15- Ao dizer “Que beleza vai ficar o mundo, limpo de guerras, crueldades e traições!” – o galo se refere às:
A(    ) desavenças ocorridas entre os homens.
B(    ) brigas entre ele e a raposa.
C(    ) crueldade cometida pela raposa em relação a seus amigos.
D(    ) desavenças que houve no reino animal.

16- A raposa é tida como um animal muito assustado, esperto. Nessa fábula, a raposa mostrou-se:
A(    ) mais esperta do que o galo.
B(    ) menos esperta do que o galo.
C(    ) tão esperta quanto o galo.
D(    ) muito esperta, alem de corajosa e brincalhona.

17- O nome Co-ri-có-có, usado pela raposa em referencia ao galo, relaciona-se:
A(     ) ao canto do galo.
B(     ) à raça do galo.
C(     ) à cor do galo.
D(     ) ao físico do galo.
Leia o texto abaixo e responda as questões de 18 a 22.
  O pulo do gato 
A raposa andava maluca para pegar o gato. Mas ela sabia como todo mundo sabe, que o gato é o maior mestre pulador e nem adiantava tentar agarrá-lo. Com um salto de banda, o danado sempre se safava. Decidiu então a raposa usar da esperteza. Chegou-se para o gato e propôs a paz: - Chega de correr atrás um do outro, mestre gato. Vamos agora viver em paz! - Não é bem assim, comadre raposa - corrigiu o gato. - Não é um que corre atrás do outro, é uma que corre atrás do outro,é a "uma", que é a senhora, que corre atrás do "outro", que sou eu... - Bom, de qualquer forma, vamos fazer as pazes, amigo gato. Como o senhor é mestre em pulos, proponho que, para celebrar nosso acordo de amizade, o senhor me dê um curso de pulos, para eu ficar tão puladora como o senhor. Pago-lhe cada lição com os mais saborosos filés de rato que o senhor já experimentou! O gato aceitou e começaram as lições no mesmo dia. A raposa era aluna dedicada e o gato ótimo professor. Ensinou o salto de banda, o salto em espiral, a cambalhota simples, a cambalhota-com-pirueta, o duplo-mortal, o triplo-mortal e até o saca-rolha-composta. A raposa todos eles aprendia, praticava depois das aulas e, logo, já estava tão mestre em pulos quanto o gato. Decidiu então que já era chegada a hora de colocar em prática seu plano sinistro. No começo de outra aula, esgueirou-se por trás do gato e deu um bote, caprichando no salto mais certeiro que o mestre lhe tinha ensinado! E o gato? Deu um volteio de banda, rolou no ar, e a raposa passou chispando por ele, indo esborrachar-se num toco de aroeira. Ainda tonta da queda, a raposa voltou-se para o gato e protestou: - Mas mestre gato, esse pulo o senhor não me ensinou!
-Não ensinei, nem ensino! -riu-se o gato. -Esse é o segredo que me salva de malandros como a senhora, comadre raposa. Esse é o pulo do gato!
                     BANDEIRA,Pedro. Nova Escola,nº48.



18-“com um salto de banda, o danado sempre se safava.”
A palavra abaixo que tem o mesmo significado da expressão sublinhada é:
A(   ) exibia             B(   ) livrava.
C( ) prejudicava. D(  ) esborrachava.

19- De acordo com o texto, a raposa fez ao gato a seguinte proposta:
A(   ) viver em paz.
B(   ) brigar para sempre.
C(   ) dividir os filés de rato.
D(   ) viver cada um no seu canto.

20- O texto mostra que tanto a raposa, quanto o rato sempre demonstraram ser:
A(   ) lentos.        B(   ) amigos.
C(   ) espertos.   D(   ) medrosos.

21- A raposa tornou-se aluna do gato para:
A(   ) distrair-se com ele.
B(   ) fazer as pazes com ele.
C(   ) brincar, pois se sentia sozinho.
D(   ) conseguir uma chance de devora-lo.

22- O plano da raposa fracassou porque ela:
A(   ) confiou demais em sua esperteza.
B(   ) era uma aluna desatenciosa.
C(   ) errou os pulos ensinados.
D(   ) agiu sem pensar
Leia o texto abaixo e responda as questões de 23
   O problema ecológico

Se uma nave extraterrestre invadisse o espaço aéreo da Terra, com certeza seus tripulantes diriam que neste planeta não habita uma civilização inteligente, tamanho é o grau de destruição dos recursos naturais. Essas são palavras de um renomado cientista americano. Apesar dos avanços obtidos, a humanidade ainda não descobriu os valores fundamentais da existência. O que chamamos orgulhosamente de civilização nada mais é do que uma agressão às coisas naturais. A grosso modo, a tal civilização significa a devastação das florestas, a poluição dos rios, o envenenamento das terras e a deterioração da qualidade do ar. O que chamamos de progresso não passa de uma degradação deliberada e sistemática que o homem vem promovendo há muito tempo, uma autêntica guerra contra a natureza.
               Afrânio Primo. Jornal Madhva (adaptado).


23) Segundo o Texto , o cientista americano está preocupado com:
(A) a vida neste planeta.
(B) a qualidade do espaço aéreo.
(C) o que pensam os extraterrestres.
(D) o seu prestígio no mundo.
(E) os seres de outro planeta.

24) Para o autor, a humanidade:
(A) demonstra ser muito inteligente.
(B) ouve as palavras do cientista.
(C) age contra sua própria existência.
(D) preserva os recursos naturais.
(E) valoriza a existência sadia.

25) Da maneira como o assunto é tratado no Texto , é correto afirmar que o meio ambiente está degradado porque:
(A) a destruição é inevitável.
(B) a civilização o está destruindo.
(C) a humanidade preserva sua existência.
(D) as guerras são o principal agente da destruição.
(E) os recursos para mantê-lo não são suficientes.

26) A afirmação: “Essas são palavras de um renomado cientista americano.” (l. 4 – 5) quer dizer que o cientista é:
(A) inimigo.
(B) velho.
(C) estranho.
(D) famoso.
(E) desconhecido.
27) Se o homem cuidar da natureza _______ mais saúde. A forma verbal que completa corretamente a lacuna é:
(A) teve.
(B) tivera.
(C) têm.
(D) tinha.
(E) terá.

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