Marcadores

domingo, 29 de julho de 2012

RESULTADO DO PROJETO “ESCRITORES DA LIBERDADE”




EMEF Francisco Lopes Marçal
Livro: Pequenas Histórias para ser contadas...
Edição: 01
Editora: ALS
Orientações pedagógicas:  Prof. João Batista da Silva
Disciplina: Língua portuguesa
Ano: 2012
Mês de publicação: Maio
Turmas: 9º anos “A” e  “ B”
Alunos participantes;
ARAÚJO. José Ivanildo de
 NASCIMENTO. Maria Alice do
SANTOS. Francisco Rennê dos
MARANHÃO.Carlos Daniel
 ALVES.Francisco Samuel Maranhão
FERREIRA.Francisco Daniel
VASCONCELOS. Maria do Perpétuo Socorro de
DIAS.Francisco Ronaldo
NASCIMENTO .Maria Andreza do
NASCIMENTIO.Antônio Rafael do
NASCIMENTO.Maria Simplicia do
ALVES.Francisco Gentil







SUMÁRIO
Introdução____________________________________________________________04
Lista de textos
A ílha do paraíso______________________________________________________05
Amor, sonho e realidade._______________________________________________06
O menino que queria realizar um sonho__________________________________07
A natureza é bela_____________________________________________________08
Carlos e sua família!__________________________________________________09

Drogas: um caminho de superação e derrotas._____________________________10

O diário de uma adolescente em crise____________________________________11

O galo e o gato_______________________________________________________12

O homem, o cachorro e o burro.________________________________________13
O menino e o cão_____________________________________________________14
Os desentendimentos entre um casal_____________________________________15
Um sonho quase destruído_____________________________________________16
Conclusão___________________________________________________________17
Dedicatória__________________________________________________________18











       O presente trabalho a seguir foi realizado com o objetivo de despertar o desejo dos alunados tanto na leitura como na escrita e desta vez fazendo dos mesmos verdadeiros autores e até publicar o livro dos mesmos no blog da escola para que fiquem como registro que eles fizeram história!! O trabalho foi orientado pelo professor João Batista da Silva de Língua Portuguesa trabalhado na turma de 9º ano deste ano da escola... Vejamos então algumas produções..




















                                                                                                                                         04
A ÍLHA DO PARAISO
            Certa vez os animais moravam numa ilha, todos os tipos de animais. Lá eles eram feliz, lá tinha comida todos os tipos de frutas legumes e lá eles todos eram amigos.
            Mais ninguém sabia dessa ilha até que um dia um homem estava pescando e então a chuva pegou ele com uma grande tempestade e  o barco foi levado até perto da ilha, os bichos pensava que aquela pessoa estava morta então os animais trouxeram comida e água e ficaram perto do homem.
            Quando o homem acordou tomou um susto que viu aqueles animais, então ele comeu e bebeu e pensou:
__’’ rapaz não tem nem uma pessoa aqui, então vou voltar para casa e  avisar as outras pessoas para ver essa ilha maravilhosa,  mas não dava para o homem ir embora por que era cheio de terremoto, aí ele nunca saiu da ilha e o mesmo conviveu com os bichos e eles o  protegia, tornando-se o possível o homem da floresta, creio eu!! Concorda comigo?
 ARAÚJO. José Ivanildo de.05/04/12


















                                                                                                                                         05
                                   Amor, Sonho e Realidade...
Certa vez uma menina chamada Luiza conheceu um rapaz chamado Marcos, ela conheceu ele num ônibus escolar, ele era o motorista e foi amor a primeira vista. Os tempos se passavam Luiza não teve coragem de se declarar e Marcos pensava que Luiza não o amava e então o rapaz conheceu outra e namorou com ela, Luiza então quando soube correu para contar a sua amiga Roberta.
            Passaram se uns dois anos, a moça soube que ele não tinha mais namorada e correu para falar com sua amiga e dessa vez não deixou para depois foi lá e mandou uma cartinha para ele, eles começaram a namorar, se noivaram e se casaram tiveram dois filhos lindos Matheus e Débora.
             Hoje eles moram felizes e ela com seu sonho realizado por ter  conseguido o que ela quis desde os tempos de escola.

“E por isso que devemos lutar pelos nossos sonhos mesmo quando todos dizem que eles são impossíveis.”
                                                                                      NASCIMENTO. Maria Alice do. 01/04/12
           
















                                                                                                                                         06
O MENINO QUE QUERIA REALIZAR UM SONHO
            O menino morava com seu pai numa casa velha, o menino tinha um sonho era ser um jornalista, mas seu pai não queria que ele estudasse, e para o menino realizar seu sonho ele precisava estudar então ele disse:
__Pai, ou você deixa eu estudar ou eu fujo de casa! Então seu pai como era muito bravo, disse:
__ Filho você vai é trabalhar comigo, se você fugir eu não aceito você voltar mais.
            O menino com medo de fugir decidiu por enquanto não cometer o anunciado, quando foi um dia ele resolveu fugir e disse:
__Agora eu vou fugir e vou realizar meu sonho. Então o menino saiu pedindo moedas para comprar seu caderno e sua caneta, ai ele resolveu ir a uma escola publica, mas o menino só podia se matricular com a autorização dos pais ou responsável o menino era muito esperto, e pediu alguém para inventar que era seu responsável, e então o menino se matriculou na escola passou alguns anos e o menino cresceu, e terminou seus estudos ele falou:
__ Agora estou proto para realizar meu sonho. E depois dele ter realizado o seu sonho resolveu ir à casa de seu pai, quando chegou, seu pai ficou muito surpreso o mesmo pediu perdão a seu filho, mas o menino já era um jovem muito feliz, e fez seu pai ficar com uma vida melhor...
SANTOS. Francisco Rennê dos.03/04/12













07
A natureza é bela


    A chuva sossegara um pouco e seu Antônio estava muito feliz porque, segundo ele, tinha ficado preocupado com a demora das chuvas. O feijão, que plantaram na época certa, tinha corrido sério risco de não vingar. E depois, quando começou a chover parecia que ia estragar tudo, porque não parava mais.
      - São Pedro custou pra se lembrar de abrir as torneiras e quando se lembrou, ai se esqueceu de fechar... - Disse, brincando depois do banho. - como tinha assegurado Julio para minha mãe na cidade, graças ao gerador que seu Antônio tinha instalado para aproveitara orças das águas do rio que cortava a fazenda.
      - Fomos jantar. Julio me explicou que costumava jantar mais cedo do que na cidade.
      O jantar era simples, mais gostoso. Feito no fogão a lenha ali mesmo, na cozinha. Eu nunca tinha visto um fogão à lenha antes, e fiquei com vergonha de revelar.
      - Tudo que a gente come é daqui mesmo, da nossa horta. - contou Julio.
      - Até o sal? - eu quis saber, desafiando-o.
      - Bem, o sal a gente compra na venda do Cleiton...
      - Respondeu, mas em seguida contra-atacou orgulhoso:
      - mas a pimenta é nossa!
      A carne- do- sul estava uma delicia. E no dia seguinte fui conhecer de perto como é que a preparavam, deixando-a ao ar puro, vários dias coberta de sal, tem muito feijão na nossa região, mas todo ele e mandado de carro para a cidade. As panelas que vocês usam na sua casa, os talheres, podem ter vindo do ferro que o pessoal extrai. E também o “mocho”, o jipe do meu pai, - disse Julio, lembrando-se da aula do professor João Batista.
     - E até a geladeira nova que seu pai vai compra pra nós!
     - Lembrou dona Marta, olhando para seu Antônio com ar de esperança, o tempo tinha mesmo firmado, e dava para se ver a quantidade de estrela no céu. Seu Antônio e o tio Julio. Conversavam. Apontando de vez em quando para uma ou outra estrela cadente.
     - Que eu já sabia serem na verdade meteoritos que incandesciam ao entrar na atmosfera da terra.
     - Julio perguntou e os discos voadores que voava aqui, ele riu e respondeu:
     - você acha se eu tivesse mesmo visto algum, ia perder a oportunidade de viajar nele?
     Tonho, o irmãozinho de Julio, queria que o pai contasse casos de assombração, mas ele disse:
     - nada de assombração hoje. Vamos todos dormir, pra acordar cedo.
     Naquela noite dormi feito uma pedra, como se diz, embora estranhasse um pouco os barulhos: grilos, sapos e o vento soprando nas folhagens o tempo todo.
                                                                                                MARANHÃO.Carlos Daniel, 3 de abril 2012.

                                                                                                                                         08
                           Carlos e Sua Família!
            Foi um dia muito legal para todos os alunos do 3º ano do Ensino Médio, todos falando em que faculdade ia se formar, aquela alegria toda, mais um em questão não falava nada, seu nome era Carlos, Carlos tinha 18 anos.
            O mesmo sabia que seu pai não iria pagar a sua faculdade para ele, pois nem seu pai nem sua mãe tinha emprego. Um de seus colegas Marcos cegava ali e disse:             __Diz ai cara, em que faculdade você vai se formar. Carlos responde:
__Eu não sei, meu pai não pode pagar uma faculdade. Marcos diz:
__Que pena cara, eu vou me formar em historia, eu amo essa matéria. Carlos responde:
__ Eu queria me formar em química. Quando os dois estavam conversando chegou ali a professora de química, a senhora Marta. Ela diz:
__ Quem é que vai se formar em química. Carlos Responde:
__ Eu queria, mais meu pai não pode pagar. Ela responde:
__Que pena Carlos!!.
            Os dias se passavam e nada de Carlos arrumar um emprego. Seu pai dizia:
__Carlos se você não arrumar um emprego eu li “mato”. Então Carlos disse:
__ Como eu vou arrumar um emprego sem ter  faculdade. Seu pai diz:
__É, eu vou tentar arrumar um emprego e pagar sua faculdade. Seu pai arrumou um emprego, mas com 8 dias de trabalho ele foi morto. Carlos arrumou um emprego de farmacêutico, mas vendeu um remédio vencido e foi preso. Sua mãe foi embora para o Estados Unidos e arrumou um emprego no F.B.I. Ganhou só no primeiro dia 2,5 mil reais, Soltou seu filho da prisão e pagou a faculdade de química.
                                                                            
 ALVES.Francisco Samuel Maranhão. 24/04/12









                                                                                                                                         09
DROGAS: UM CAMINHO DE SUPERAÇÃO E DERROTAS.
            A cada dia o jovem deixa de divertir-se ao ficar fumando ou até consumindo drogas, a mesma é relativamente prejudicial a saúde do individuo, pois afeta tanto a aparência física como a psicológica.
            Tanto no brasil como em todo o mundo existe casos de superação como o de Aldi Russen que mora na indonésia, o mesmo tem apenas dois anos e fumava até quarenta cigarros por dia, e agora está se tratando, porém a casos de derrotas como o de Amy Winehouse. Existem vários tipos de drogas tais como: depressora (que diminui a atividade cerebral), as pesicodistropticas (que são as drogas perturbadoras), cujo podem deixar as pessoas viciadas. Muitos dos fumantes fazem o uso das drogas por pouco dinheiro, separação dos pais e até mesmo por diversão. Os drogados podem apresenta; pulmões manchados, dentes estragados, perda de massa corporal, vêm alucinações, fica agressivo entre outros. Todo tipo de drogas pode afeta o desempenho escolar, a família e até o relacionamento com outras pessoas.
            Portanto não devemos jamais ter convivência com as drogas, pois a mesma pode nos causar tanto danos presentes como futuramente. Então temos que  dizer sempre: NÃO para a mesma e sim para a vida, algo que venho defendendo desse o inicio da minha produção textual.
                                                                              FERREIRA.Francisco Daniel.15/04/12
















                                                                                                                         10

                   O DIÁRIO DE UMA ADOLESCENTE EM CRISE
Oi diário sem graça, meu nome é Cris, tenho 15 anos, estou irritada com a vida, pois eu pedi pro meu pai me dar um diário virtual e não um caderninho com um coração e uma chave, fala sério, isso é do tempo da minha vó. Totalmente sem noção, toda a galera da escola tem um desses menos eu, vai ser a maior zuação...Olha lá, a Maria do caderninho!. Nossa que mico. E se eles me chamarem de coisa pior? Ai, eu mudo de país, ou melhor, mudo de planeta. 
              Mas já que só tem você, vai assim mesmo, e vou lhe chamar de star. Então star, não sou muito popular na escola, devido aquelas patricinhas não abrirem espaço para mim, é elas só querem os meninos mais gatos, e o que sobra para mim são os nerds  do clube da matemática e do xadrez, mas eu prometo que essas Paty girls vão se da mal, pois vou montar minha banda de rock e todos os garotos vão cair aos meus pés. Não  seria demais? Ver a cara delas sem a popularidade? É ,eu sei que iria.
              Falando nisso, tá parara chegar as férias de julho e eu vou acampar no único pedaço de floresta que sobrou e que não é artificial, a Amazônia, estão tentando o reflorestamento, mas  pela as fotos que a minha mãe me mostrou nunca vão conseguir deixar ela como antes, era tão bonita, melhor que essas arvores de metal. Mais deixa isso para lá, só sei que nesse acampamento eu vou conhecer pessoas novas, e quem sabe, os meus futuros integrantes da minha banda.
              E finalizando as anotações de hoje, quero falar que, quando chegar na escola eu vou aprontar uma pegadinha que vai dar o que falar. Vou molhar a professora robô fazendo com que dê curto circuito, e nem adianta mandar outro androide ou professor holograma, pois eu deleto na hora. Tchau star, até que é bom escrever em você, melhor do que digitar, que é o que eu faço atualmente, bem que a minha mãe disse que o mundo antigamente era totalmente diferente desse mundo 3D.

                                                                    VASCONCELOS. Maria do Perpétuo Socorro de.01/04/12









                                                                                                                                                                                       11
O GALO E O GATO
            Era uma vez um gato que morava em uma grande casa, mas um dia estava passando um galo muito doente e queria ajuda e cuidado. Então um gato ficou com muita pena do galo, levou para sua casa e cuidar do galo como se fosse da família. O galo começou a ficar melhor e ficou grande amigo do gato.
            Passando um ano o galo ficou bom e ele queria ir embora para sua casa mais ele não sabia o caminho da sua casa, pois no dia que ele estava viajando para sua nova casa que ele sofreu um grande acidente e foi nesse dia que ele viu a casa do gato.
            Então o gato ajudou o galo ir pra sua casa, pois o dono do gato que tinha feito a viagem do dono do galo. Então o gato pegou o número da nova casa do galo, passado dois dias chegou o galo e gato na nova casa do galo. O gato ficou muito triste porque ele ia ficar longe do seu grande amigo. Mais quando o gato chegou à sua casa havia acontecido um grande incêndio e tinha destruído toda a casa, o gato ficou muito triste, pois não tinha onde morar então ele foi morar na casa do seu amigo galo. Quando o gato chegou lá o galo ficou muito alegre porque  tinha chegado o seu grande amigo.
Moral: fazer o bem, sem olhar á quem, pois um dia podemos precisar dessa pessoa!
DIAS.Francisco Ronaldo.15/04/12
















                                                                                                                                         12
          O HOMEM, O CACHORRO E O BURRO.
            Era uma vez um homem que tinha um burro e um cachorro. O cachorro era muito bem cuidado por seu dono, que brincava com ele, deixava que dormisse no seu colo e, sempre que saia para um jantar, voltava trazendo alguma coisa boa para ele.  O burro também era muito bem cuidado por seu dono. Tinha que trabalhar no moinho moendo trigo e carregando cargas pesadas do campo para o paiol. Sempre que pensava na vida boa do cachorro, que ficava por conte ele. ‘‘Quem sabe se eu fizer tudo o que o cachorro faz,  nosso dono me trata do mesmo jeito” pensou ele.
            Pensou e fez. Um belo dia o burro resolveu fazer igual ao cachorro então ele entrou em casa e pulou em cima do colo do seu dono as entregada começou a bate no burro pensando que o burro queria matar seu dono o burro fugiu o dono ficou muito triste porque ele queria muito bem ao burro então o cachorro pensou ‘’será que o burro está com ciúmes de mim?”. Ele resolveu ir atrás do burro e não encontrou ele adoeceu de tanta saudades e o burro no meio do mundo sem conhecer nada mais estava com medo de bater nele de novo.
            Com uma semana depois o homem já esta quase morrendo e ficou desesperado foi procurar o burro. Então achou o mesmo, mas o animal com medo correu e ele começou a correr atrás do burro pegou ele e alisou e levou para casa o homem ficou tão alegre que resolveu fazer um quintal bem grande para o burro e tratou o burro e o cachorro igual.
NASCIMENTO .Maria Andreza do.08/04/12














13
O MENINO E O CÃO
            Em um certo dia um menino chamado Marneyde andava pela a floresta e no meio do caminho ele encontrou um cão com uma das patas machucada, e então o menino resolveu levar o cãozinho para a sua casa, ao chegar lá o pai do menino falou:
__Não quero esse vira lata na minha casa, leve-o daqui imediatamente.
            Quando amanheceu o dia o pai do menino ouviu latidos vindos do galinheiro, ao chegar lá, viu o cãozinho e sem pena e piedade matou o cãozinho com uma paulada. Ao acordar o menino foi lá, e ao chegar lá viu o cão morto, e logo começou a chorar, logo em seguida ele foi para a casa da sua mãe que era separada do seu pai.
            Quando o pai do menino chegou em casa e não encontrou o menino, imediatamente ligou para a polícia dizendo que o seu filho, o Marneyde tinha sido sequestrado, mas na verdade o Marneyde tinha era fugido de casa, pois ele estava com muito medo de seu pai. Depois de alguns dias o pai do Marneyde foi morto com uma mordida de cachorro. E então Marneyde criou em sua casa muitos cãozinhos.
NASCIMENTIO.Antônio Rafael do. 10/04/12


















14
OS DESENTENDIMENTOS ENTRE UM CASAL
            Em uma cidade chamada lagos de mel morava uma jovem chamada Simara e um  jovem chamado Jackson eles eram namorados de muitos anos e resolveram se casar ela estava mais bela do que nunca  no dia de seu casamento e ele também, passou alguns  meses e começaram as brigas entre eles, mais as brigas era mais por causa dele, porque ele queria gastar dinheiro com besteiras como: vídeo game, comprar galinhas e galos só porque era de ano eles começavam as brigas e Simara dizia que ia embora pra casa dos pais dela.
            Eles passavam o dia todo de mal até que um dos dias deixaram o orgulho de lado e pedirem desculpas mas não era o fim das brigas todo dia eles brigavam, por coisinha pouca, todo dia era a mesma coisa mais o amor era mais forte que as brigas e eles nunca se separavam por causa disso, um dia eles conversaram e chegaram a uma conclusão de que não iam mais brigar e desse dia em diante não brigavam mais.
            Depois de alguns meses eles tiveram dois filhos gêmeos um homem que se chamava Diego e uma mulher que se chamava Roberta a vida deles era só alegria, depois que seus filhos nasceram e o amor reinou entre os quatros.
                                                                                                              NASCIMENTO.Maria Simplicia do.16/04/12
















                                                                                                                                                                                       15

UM SONHO QUASE DESTRUÍDO
            Eu vou contar uma historia de um menino chamado Francisco. Ele tinha um sonho de ser jogador de futebol, como Ronaldo fenômeno, mais como ele morava em uma favela de Rio de Janeiro e  além disso  as pessoas não acreditavam nele, porque ele era  negro e filho de pobre.
            Mais como não acreditavam nele, começou andar pela a rua e também a passar a noite toda na Rua e as gangues ofereceu um pouco de drogas, e com aquele pouquinho de drogas ele ficou viciado mais como ele não tinha mais dinheiro ele começou a roubar a própria casa e também fazer pequenos furtos na rua.
            Mais no dia a sua mãe levou Francisco para fazer um teste no flamengo, e ele passou no teste, mas ele tinha um problema que era  as drogas mais a sua mãe  não tinha condições para pagar o tratamento, mais a diretoria do flamengo pagou o tratamento. Hoje ele é jogador do flamengo, ele também é um grande exemplo de superação na sua comunidade.  Atualmente Francisco faz uma campanha contra as drogas. O timão é o mais valente! Alguém vai encarar?
Não as drogas!
ALVES.Francisco Gentil.18/04/12















16


       

        

          Dessa maneira podemos perceber que a leitura é algo que dá subsídio ao ser humano de se fundamentar em algo, ou seja,torna-se uma pessoa meramente crítica com embasamento de vida não só cultural mas também intelectual!!


















                                                                                                                                         17

       



          Dedicamos esse exemplar primeiramente a Deus que nos oportunizou o momento, ao professor representante do projeto “Escritores da Liberdade”, pais, irmãos, tios, amigos, diretora da escola e a toda junção pertencente a área do magistério, funcionários e comunidade em geral!!

                                                                                   Forte abraço!!
                                                                                  Equipe de alunos 9ª ano Ens.Fund II



OBS: VEJA O PROJETO NO ARQUIVO DE JANEIRO 2012


Nenhum comentário:

Postar um comentário

I GINCANA INTERATIVA DESCRITORES SPAECE

  D3 - Quiz por descritor - Port. 9° Ano D3: PORTUGUÊS - 9° ANO - ENSINO FUNDAMENTAL D3: Inferir o sentido de uma palavra ou expressão. 01 (...