As
questões 1 a 3 referem-se ao texto a seguir.
A VOLTA
DO GUERREIRO
Os homens que voltaram da guerra
traziam feridas e pesadelos. Encontraram suas
amadas indiferentes.
Passara tanto tempo que algumas nem se lembravam deles, e muitas tinham
estabelecido novos amores.
Uma, entretanto, permaneceu lembrada e
fiel, e atirou-se com fúria passional aos braços do ex-guerreiro. Ele a
repeliu, dizendo:
― Não quero mais ver a guerra diante de
mim.
― Eu não sou a guerra, sou o amor,
querido ― respondeu-lhe a mulher, assustada.
― Você é a imagem da guerra, você me
agarrou como o inimigo na
luta corpo a corpo,
eu não quero saber de você.
― Então farei carícias lentas e suaves
― O inimigo também passa a mão de leve
pelo corpo do soldado
caído, para tirar o
que houver no uniforme.
― Ficarei quieta, não farei nada.
― Não fazer nada é a atitude mais
suspeita e mais perigosa do
inimigo, que nos
observa para nos atacar à traição.
Separaram-se para
sempre.
Fonte
do texto:
http://www.algumapoesia.com.br/drummond/drummond37.htm
QUESTÃO
1
Em “Uma, entretanto,
permaneceu lembrada e fiel...” (linha 4-5), a palavra sublinhada pode ser
substituída, sem alteração do sentido original ou incoerência da frase, por:
(A)
mas.
(B)
pois.
(C)
porquanto.
(D)
contudo.
QUESTÃO
2
“― Eu não sou a
guerra, sou o amor, querido ― respondeu-lhe a mulher, assustada.” (linha 7)
Sobre o trecho em
destaque é correto afirmar que
(A) a
omissão da última vírgula não altera o sentido original do texto.
(B) a
última vírgula é usada para atribuir um estado temporário à mulher.
(C) o
adjetivo “assustada” é uma característica permanente da mulher.
(D) o adjetivo “assustada” poderia ser deslocado para antes de
“mulher”, sem alteração de sentido.
QUESTÃO
3
Em “Ele a repeliu...”
(linha 5), a palavra sublinhada possui valor semelhante a
(A) rejeitou.
(B) abraçou.
(C) avizinhou.
(D) aconchegou.
QUESTÃO 4
“Está morto: podemos elogiá-lo à vontade.”
(Machado de Assis)
Fonte
do texto: http://pensador.uol.com.br/frase/MjYxMg/
Após a leitura da
frase anterior, é possível afirmar que
(A) os
defeitos são esquecidos com a morte.
(B) o
elogio só acontece após a morte.
(C) o
elogio é sempre uma atitude mentirosa.
(D) a
morte apaga todas as dores do passado.
QUESTÃO 5
“Nosso amor é tão bonito,
ela finge que me
ama e eu finjo que acredito.”
Fragmento
Nelson Sargento
Fonte do texto:
http://www.vagalume.com.br/nelson-sargento/falso-amor-sincero.html
Fonte da imagem:
http://www.christies.com/lotfinder/lot_details.aspx?intObjectID=5316926
A palavra que poderia
resumir esse texto é
(A) amor.
(B) sofrimento.
(C) bondade.
(D) falsidade.
QUESTÃO
6
"Se chovesse felicidade, eu
lhe desejaria uma tempestade. Feliz Ano Novo!"
(Autor
desconhecido)
(Fonte: http://www.sitequente.com/frases/ano-novo.html)
Nesse texto, a
palavra sublinhada pode ser entendida como
(A) pouca
felicidade.
(B) média
felicidade.
(C) muita
felicidade.
(D) nenhuma
felicidade.
QUESTÃO
7
“As pessoas estão tão
preocupadas sobre o que elas comerão entre o Natal e o Ano-Novo, mas elas realmente
deveriam estar preocupadas sobre o que elas comem entre o Ano-Novo e o Natal.”
(Autor desconhecido)
Fonte:
http://www.sitequente.com/frases/ano-novo.html
Esse texto permite
dizer que
(A) as
pessoas comem muito nos primeiros meses do ano.
(B) o
Natal e o Ano-Novo são festas em que não se come muito.
(C) entre
o Natal e o Ano-Novo a alimentação deveria ser mais controlada.
(D) o
mais importante é comer bem entre o Ano-Novo e o Natal.
QUESTÃO
8
"Se chovesse
felicidade, eu lhe desejaria uma tempestade. Feliz Ano Novo!"
(Autor
desconhecido)
O vocábulo em negrito
indica
(A) certeza.
(B) hipótese.
(C) segurança.
(D) desejo.
QUESTÃO 9
INCIDÊNCIA DE RAIOS EM DUQUE DE
CAXIAS DOBRA NOS ÚLTIMOS ANOS
A probabilidade
de um raio cair duas vezes no mesmo lugar é cada vez maior em Duque de Caxias.
A principal causa é a urbanização.
Estudo ainda inédito do Grupo de Descargas Atmosféricas do Inpe (Instituto
Nacional de Pesquisas Espaciais) revela que,
entre 2009 e 2010, a incidência
de raios sobre solo caxiense quase dobra.
Como raios estão associados a
tempestades, a urbanização pode ser apontada como responsável pelo aumento, já
que o calor exalado pelo concreto das construções propicia a formação de
chuvas.
A cidade de Duque de Caxias ocupa
atualmente o Sétimo Lugar no Ranking Estadual e Décimo sexto no Ranking Geral,
a cidade teve um aumento de 97% na incidência de Raios por Km².
Os
resultados podem contribuir diretamente com a prevenção e proteção, assim
comogerar informações úteis para o setor elétrico e, consequentemente, para a
sociedade.
(Fonte: http://duquedecaxias.net.br/Meio-Ambiente/incidencia-de-raios-em-duque-de-caxias-dobra-nos-ultimos-
anos-1687.html – com adaptações)
Após a leitura do texto, é
possível afirmar que
(A) os raios não
estão associados a tempestades.
(B) a urbanização
diminui a quantidade de raios e tempestades.
(C) em 2008 choveu
muito, pois a ocorrência de raios era maior.
(D) o aumento dos
raios é uma consequência da urbanização.
QUESTÃO 10
CONGRESSO
INTERNACIONAL DO MEDO
Provisoriamente não cantaremos o
amor,
que se refugiou mais abaixo dos
subterrâneos.
Cantaremos o medo, que esteriliza
os abraços,
não cantaremos o ódio porque esse
não existe,
existe apenas o medo, nosso pai e
nosso companheiro,
o medo grande dos sertões, dos
mares, dos desertos,
o medo dos soldados, o medo das
mães, o medo das igrejas,
cantaremos o medo dos ditadores,
o medo dos democratas,
cantaremos o medo da morte e o
medo de depois da morte,
depois morreremos de medo
e sobre nossos túmulos nascerão
flores amarelas e medrosas.
Carlos Drummond de Andrade
Podemos afirmar que o tema desse
poema é
(A) o sentimento de
medo que nos paralisa.
(B) o medo gerado pela
insegurança das ruas.
(C) o medo de que -
um dia - morreremos.
(D) o medo de morrer
de medo.
QUESTÃO 11
TEXTO I
MEDO DE AMAR E
O MEDO DE SER LIVRE
O medo de amar
é o medo de ser
livre para o
que der e vier
livre para
sempre estar
onde o justo
estiver
O medo de amar
é medo de ter
de todo
momento escolher
com acerto e
precisão
a melhor
direção
O sol levantou
mais cedo e quis
em nossa casa
fechada entrar - pra ficar
O medo de amar
é não arriscar
esperando que
façam por nós
o que é nosso
dever - recusar o poder
O sol levantou
mais cedo e cegou
Fonte:
http://medodeamareomedodeserlivre.betoguedes.letrasdemusicas.com.br/
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TEXTO
II
CONGRESSO
INTERNACIONAL DO MEDO
Provisoriamente
não cantaremos o amor,
que
se refugiou mais abaixo dos subterrâneos.
Cantaremos
o medo, que esteriliza os abraços,
não
cantaremos o ódio porque esse não existe,
existe
apenas o medo, nosso pai e nosso
companheiro,
o
medo grande dos sertões, dos mares, dos
desertos,
o
medo dos soldados, o medo das mães, o medo
das
igrejas,
cantaremos
o medo dos ditadores, o medo dos
democratas,
cantaremos
o medo da morte e o medo de depois
da
morte,
depois
morreremos de medo
e
sobre nossos túmulos nascerão flores amarelas
e
medrosas.
Carlos
Drummond de Andrade
Fonte:
http://www.memoriaviva.com.br/drummond/poema015.htm
|
Pode-se afirmar que os dois
textos apresentam em comum
(A) o medo, que é
normal quando se ama.
(B) a temática da
desilusão amorosa.
(C) o sentimento do
amor como assunto.
(D) o medo, que faz
parte da natureza humana.
TEXTO I
QUE CHEIRO É ESSE?
Mau hálito é uma coisa tão chata, né?
E todo mundo sofre desse mal... Pelo menos ao acordar! Mas por que será que
isso acontece?
Talvez você não tenha percebido, mas
quando estamos dormindo, quase não salivamos e,com tão pouco movimento, nem é
preciso dizer que as bactérias se sentem em casa!
Pois bem, quando esses micro-organismos
chatinhos entram em ação, ou melhor,
aumentam a ação dentro da nossa
boca, acabam produzindo
compostos com um cheiro pra lá de
ruim! A metilmercaptana e o
dimetilsulfeto são alguns
exemplos, mas o principal e mais terrível de
todos é de longe o sulfidreto:
ele tem cheiro de ovo podre, eca! Esses
compostos recebem o nome de CSV
(Compostos Sulfurados Voláteis).
Para acabar com o horroroso bafo
matinal, nada melhor do que
uma boa escovada nos dentes e na
língua. Mas... e se o danado
persistir?
http://www.canalkids.com.br/higiene/vocesabia/janeiro03.htm
TEXTO II
O BAFO PODE SER
UM PROBLEMA...
Um simples bafinho incomoda muita
gente, mas o mau hálito contínuo
incomoda muito, muito mais!
A halitose, nome científico do
problema, atinge um montão de pessoas
por estas bandas: uma pesquisa
mostrou que 4 em cada 10 brasileiros sofrem
desse mal...
O pior é que muita gente nem sonha que
está com o problema: elas não
conseguem perceber o próprio
"bafo"! Apenas quem tem períodos de halitose
e períodos de normalidade sabe o
que se passa dentro de suas bocas.
Mais de 90% dos casos de halitose são de
origem bucal: uma das causas mais comuns é a diminuição de saliva, provocada grande
parte das vezes pelo estresse e por alguns medicamentos. Isso sem contar os
longos períodos em jejum, portanto, nada de ficar sem comer por muito tempo!
Fonte:http://www.canalkids.com.br/higiene/vocesabia/janeiro03.htm
Após a leitura dos textos I e II,
é possível afirmar que ambos
(A) utilizam uma
linguagem específica do público infanto-juvenil.
(B) tratam as causas
de um problema do público adulto.
(C) apresentam a
mesma causa para o mau hálito.
(D) afirmam que é
difícil sentir o próprio mau hálito.
QUESTÃO 13
XIXI AJUDOU A DESCOBRIR
UM ELEMENTO QUÍMICO!
Quem diria que o fósforo iria ser
descoberto graças ao...
xixi? Pois é, essa história se
passou em 1669 na cidade de
Hamburgo, lá na Alemanha, com o
químico Henning Brand.
Henning era chamado de "O Último
dos Alquimistas" por
nunca ter deixado de buscar a
Pedra Filosofal: diziam que essa
pedra transformaria qualquer
metal em ouro!
Esse químico persistente pode não ter
encontrado a tal
Pedra, mas descobriu o fósforo!
Como? Ele encheu 50 baldes de
xixi e os deixou apodrecer. Eca!
O pior é que, depois de um tempo, os baldes começaram a criar vermes (mais
"eca!") e Henning resolveu ferver tudo aquilo... Uma pasta branca
começou a ser formada e, então, ele esquentou a mistureba com areia para
finalmente destilar (deixar cair gota a gota).
O novo elemento brilhava no escuro, e
por isso foi chamado de fósforo: é que, em grego, Phosphorus quer dizer
"o que traz a luz".
O sentido da expressão “é que”,
em destaque no texto (linha 13), pode ser observado em:
(A) Como choveu, não fui
à pracinha.
(B) Ora, que
melhora.
(C) Eu que não
vou lá.
(D) Que lindo dia!
QUESTÃO 14
CINDERELA
(Fragmento)
Era uma vez um senhor viúvo que tinha
uma filha a quem amava muito. Ele decidiu casar-se novamente com uma viúva que
tinha duas filhas.
O pobre homem morreu, deixando sua
filha desolada. No
entanto, a madrasta e suas filhas
ficaram felizes com a herança.
As três mulheres invejavam a
beleza e a bondade da
moça. Então a converteram em sua
criada, e a chamavam
Cinderela. Cinderela lavava,
limpava, passava e cozinhava.
[...]
Nesse texto, pode-se afirmar que
a palavra “pobre” deve ser compreendida como
(A) uma
característica própria de alguém sem recursos financeiros.
(B) uma situação que
não permite a compra de tudo o que se precisa.
(C) um termo muito
usado para se dizer que se tem pena de alguém.
(D) uma forma de
definir que pessoa está necessitando de dinheiro.
QUESTÃO 15
DIETA EMBARCADA
Pedro Álvares Cabral chegou ao Brasil
na época em que os navegadores saíam com suas embarcações em busca de novos
territórios. Essas viagens duravam muitos meses. Era comum que os tripulantes
adoecessem por falta de alimentos de origem vegetal.
Leia, a seguir, um texto que conta um
pouco dessa história:
“Durante essas travessias, meses e meses
na solidão do mar, o cardápio atendia praticamente menos à nutrição que à
manutenção vital.
Carne seca salgada, peixes em salmoura
(sal), guardados em barril, algum vinho (...), vinagre,sal, cebola ou alho,
condimentadores, e o biscoito, conduto essencial e único. Nas raras vezes em
que traziam pão, este abolorecia (estragava) com certa rapidez, fazendo-se
intragável. Ausência de frutas, legumes e doces...”
CASCUDO, Luís Câmara. História da
alimentação no Brasil.
Pela leitura atenta do texto,
podemos afirmar que o uso do pronome ESTE (linha 9) é justificado
(A) por estar
próximo ao autor do texto: Luis Câmara Cascudo.
(B) por substituir
um termo que ainda será identificado.
(C) para evitar a
repetição do termo já citado.
(D) por não sabermos
se era pão francês, doce ou de outro tipo.
QUESTÃO 16
COM A PALAVRA
Littera scripta manet - a palavra
escrita permanece, profetizou Horácio na Roma Antiga de quase 2000 anos atrás.
O espantoso é que, às vésperas do terceiro milênio, com a revolução digital em
plena ebulição, a palavra escrita continua de pé, revigorada pela nova
tecnologia. Apesar das várias roupagens inovadoras que a mídia vem
experimentando, a palavra escrita não foi destronada da posição central que
ocupa em nossas vidas. Fala-se com arroubo sobre os inesgotáveis recursos de
novas tecnologias, como o vídeo ou a realidade virtual, mas qualquer reflexão
sobre o tema invariavelmente orbita em torno da matéria-prima desta página - o
texto. Na verdade, a palavra escrita não apenas permanece – ela floresce como
trepadeira nas fronteiras da revolução digital. A exploração de mensagens via
correio eletrônico constitui o maior surto de correspondência já visto desde o
século XVIII.
Hoje, o mais novo desafio dos
"infonautas" - os astronautas da informática - é justamente inundar o
espaço cibernético com zilhões e zilhões de gigabytes de devaneios no novo
alfabeto mundial, o ASCII (código criado em 1968 nos Estados Unidos para
padronizar os caracteres usados entre as redes de computadores).
Paul Saffo
O motivo que causa espanto no
autor do texto é
(A) o mais novo
desafio dos “infonautas” não ser capaz de extinguir a palavra escrita.
(B) a invenção de um
código para padronizar os caracteres usados na internet.
(C) a revolução
digital estar em plena ebulição.
(D) a constatação
dos inesgotáveis recursos de novas tecnologias.
QUESTÃO
17
CHOCOLATE:
UMA DOCE HISTÓRIA
Imagine a surpresa dos navegadores
espanhóis quando chegaram pela primeira vez à região do México, no
final do século 15: eles, que vinham todos pimpões e metidos, achando que a
Europa era o centro do mundo e que na América só existiam selvagens e feras,
deram de cara com o Império Asteca!
Era uma civilização super desenvolvida
cuja capital, Tenochtitlán, era bem maior do que qualquer cidade europeia da
época!
E não era só de arquitetura que os
Astecas entendiam não: eles também desenvolveram técnicas agrícolas incríveis
(foram eles que inventaram a irrigação!), um tipo de escrita bem legal,faziam
cerâmicas lindas e conheciam o chocolate!
Se você já está se sentindo eternamente
grato aos astecas por terem inventado o chocolate, pode parar um pouquinho:
ninguém sabe exatamente quando surgiu essa guloseima irresistível. Mas é provável
que a primeira civilização a prová-la tenha sido a dos Olmecas, um povo que
viveu no mesmo lugar que os Astecas, mas vários séculos antes.
E, antes de chegar às mãos (e ao estômago!) dos
Astecas, o chocolate ainda teve que passar pelas civilizações Maia e Tolteca, que
também moravam na mesma região.
Ou seja, o chocolate nasceu no México, e
seu consumo foi sendo transmitido e aprimorado através de várias civilizações,
chamadas de pré-colombianas, porque habitavam a América antes da chegada do
Cristóvão Colombo.
Mas uma coisa você tem mesmo que
agradecer aos Astecas: foi por causa deles que as sementes de cacau embarcaram
em uma longa viagem para a Europa, e lá se transformaram no chocolate como a
gente conhece hoje.
Ao se fazer a análise
do trecho “Imagine a surpresa dos navegadores espanhóis...”, pode-se afirmar
que o motivo de tamanha surpresa foi
(A) a
descoberta do chocolate, guloseima irresistível.
(B) a
invenção de uma escrita bem legal.
(C) a
criação de lindas cerâmicas feitas pelos Astecas.
(D) a
descoberta de que havia uma civilização bem desenvolvida na América.
QUESTÃO
18
UM
REINO NADA CHEIROSO...
Quem já vasculhou a área de higiene,
deve saber da história de um rei porcão chamado
Luís
XIV... Mas não pense que ele era o único a ter uma certa cisma com
banhos, não!
Luís XIII, um outro rei francês, foi
tomar seu primeiro banho quando já tinha 7 anos de
idade! É que, naquela
época, as pessoas acreditavam que a água amolecia nosso corpo e impediao nosso
crescimento.
Mas será que os "súditos de Luís
XIII, Luisinhos XIII eram"? Bom, acredite se quiser; mas,durante um ano de
seu reinado, a população de 700 mil habitantes, tinha tomado apenas 600
milbanhos! Sabe o que isso significa? Em média, cada habitante tomou menos de
um banho durante um ano! Imagine o cheiro que pairava sobre as cidades?
O sentido da
expressão “é que” (linha 5) pode ser substituído, sem nenhum prejuízo de
significado, pelo termo sublinhado em
(A) Cumprirei
meu dever, ainda que todos me critiquem.
(B) Todos
já saíram, portanto não há como deixar o recado.
(C) Assim
que saí da escola, a chuva começou.
(D) Fiz
a prova com facilidade, já que estudei bastante.
QUESTÃO
19
Em relação ao texto I
da questão 12 responda: Nesse texto, a utilização da expressão “ou melhor” (linha
5) tem como objetivo
(A) confirmar
o que foi dito anteriormente.
(B) corrigir
o que foi dito anteriormente.
(C) complementar
a afirmativa anterior.
(D) adicionar
uma informação ao que já havia sido declarado.
QUESTÃO
20
COM QUE ROUPA?
Agora vou mudar minha
conduta,
eu vou pra luta
pois eu quero me
aprumar
Vou tratar você com a
força bruta,
pra poder me
reabilitar
Pois esta vida não
está sopa
e eu pergunto: com
que roupa?
Com que roupa que eu
vou
pro samba que você me
convidou?
Com que roupa que eu
vou
pro samba que você me
convidou?
Agora, eu não ando
mais fagueiro,
pois o dinheiro não é
fácil de ganhar
Mesmo eu sendo um
cabra trapaceiro,
não consigo ter nem
pra gastar
Eu já corri de vento
em popa,
mas agora com que
roupa?
Com que roupa que eu vou
pro samba que você me convidou?
Com que roupa que eu vou
pro samba que você me convidou?
Eu hoje estou pulando como sapo,
pra ver se escapo
desta praga de urubu
Já estou coberto de farrapo,
eu vou acabar ficando nu
Meu paletó virou estopa
e eu nem sei mais com que roupa
Com que roupa que eu vou
pro samba que você me convidou?
Com que roupa que eu vou
pro samba que você me convidou?
Composição:
Noel Rosa
No trecho: “Agora, eu não ando
mais fagueiro, pois o dinheiro não é fácil de ganhar”, (linhas 12-13). A
oração em destaque estabelece em relação à oração anterior uma ideia de:
(A) comparação. (B) causa. (C) tempo. (D) condição.
vc pode me passar o gabarito? Estou trabalhando c meus alunos tbm!
ResponderExcluirEi amiguinha recebeu? Me retorne, conto com você COMO SEGUIDORA!! Valeu, to sempre aqui..
ResponderExcluirOlá professor, estou também trabalhando questões do Spaece.. por isso estou pegando todo material possivel para trabalhar com meus alunos, por isso estou pedindo o gabarito das provas (inclusive dessa) que você postou aqui.. e também quero parabenizar a sua iniciativa em compartilhar essas atividades
ResponderExcluirProfessor, seu blog é excelente, gostaria de receber o gabarito deste simulado!
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirOi, bom dia!!!
ResponderExcluirTambém gostaria do gabarito. silvasidnei2010@gmail.com