Marcadores

sexta-feira, 1 de março de 2013

Diagnóstico de Língua portuguesa interpretação textual 5° ano I


AVALIAÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA 2013.1  
ESCOLA:                                                                                                                                                                          
ALUNO:                                                                                                                                                                           
PROFESSOR:                                                                                                                                                                  
DATA:                   /              /             

Leia o texto abaixo. Para as questões 1, 2 e 3
                                              E como eles desapareceram?

Os dinossauros viveram sobre a Terra durante 160 milhões de anos. E como desapareceram completamente? Cientistas explicam que há 65 milhões de anos, caiu no planeta um meteoro de aproximadamente 10 quilômetros. O impacto teria sido tão violento que abriu uma cratera com 200 quilômetros. Uma espécie de nuvem de poeira grossa tampou a luz solar durante seis meses. A Terra resfriou, as plantas não podiam fazer fotossíntese, e os animais não tinham o que comer. Resultado: todos os dinossauros morreram.
Brasil Almanaque de Cultura Popular, n. 121, 2009, p. 26.(P050272A9_SUP)

1.       A expressão “durante 160 milhões de anos.” Indica
  1. Lugar
  2. Causa
  3. Tempo.
  4. Modo

2.       O objetivo desse texto é:
A.      Divertir
B.      Informar
C.      Emocionar
D.      Criticar

3.       Qual a causa do desaparecimento dos dinossauros
A.      Por que a poeira grossa tampou a luz solar durante seis meses.
B.      Um meteoro ter caído na terra.
C.      Um meteoro ter caído em cima dos dinossauros.
D.      Por que a terra esfriou.

Leia o texto abaixo.

4.       No segundo quadrinho, as três estrelinhas indicam que, depois de ter tentado um golpe de caratê, Cebolinha estava



  1. Frustrado.
  2. Mal humorado
  3. Arrependido.
  4. Sentindo dor.



Leia o texto abaixo.         

Desmatamento da Amazônia

O corte de muitas árvores, feito de maneira irregular ou ilegal, provoca a diminuição das chuvas, diminuindo assim a quantidade de água dos rios, por exemplo. Outro problema do desmatamento é a erosão dos solos e o assoreamento dos rios. Isso significa que, sem as árvores, as margens dos rios ficam desprotegidas. Assim, as águas das chuvas carregam terra para dentro do rio, diminuindo seu leito.

5.       De acordo com esse texto, a diminuição das chuvas provoca
  1.  A erosão dos solos
  2. A diminuição da água dos rios
  3. O assoreamento dos rios.
  4. O aumento do corte de árvores

Leia o texto abaixo e responda as questões 6 e 7

                                                     O piolho viajante

Eu nasci lá para a Ásia. Nasci fora de tempo. Minha mãe esteve em perigo de vida, mas, mesmo assim, nasci, ainda que piolho, bastante grande e largo, tanto que muitas vezes me confundiam com um percevejo. Saí todo à minha mãe, principalmente nos olhos. A minha cor é cinzento-escura.
A primeira cabeça onde pus o pé e o dente foi a de um teimoso, mas um homem bom, ele tinha a maior vaidade em dizer que tinha piolhos.
Passados dias, o teimoso decidiu tentar criar cabelo, para isso untava a cabeça com banha. Não é que deu certo o remédio? Porém originou a desgraça de eu ter de passar a outra cabeça.
Acontece que o teimoso vivia com uma teimosa e foi na cabeça dela que eu fui parar. A mulher, porém, resolveu que precisava ir ao cabeleireiro. Quando acordei me vi preso no pente e me pus na cabeça do amigo cabeleireiro. Também não passei mal na cabeça do amigo cabeleireiro. A cabeça parecia uma moita. Era
verdadeiramente um mato bravo, cheio de muita bicharia. Aos domingos, ele saía para dançar. Estando numa contradança, esbarrou com uma senhora e deram tão grande cabeçada que caí para a cabeça da Dama. Eu fiz minhas tentativas de saltar ao chão, para voltar à antiga cabeça, mas como estava tudo em desordem, receei ser pisado e fui parar na cabeça da nova senhora (...).

6.       O narrador desse texto é
  1.  Um percevejo
  2. Uma criança.
  3. Uma mãe
  4. Um piolho
7.       “Aos domingos, ele saía para dançar”. A palavra ele em destaque se refere:


A.      Piolho
B.      Percevejo
C.      Senhora
D.      Cabeleireiro





Leia o texto abaixo e responda as questões 8 e 9                   

                                                 Um Remédio Chamado Carinho










Você sabia que a desnutrição, às vezes, não é causada apenas pela má alimentação? Falta de carinho também pode dificultar o desenvolvimento de uma criança.
Hoje, 1% a 5% das crianças brasileiras sofrem de desnutrição.
Para tentar amenizar o problema, um hospital de São Paulo, o Pérola Byington, está ensinando as mães de crianças com desnutrição a cantar para seus filhos e até brincar de roda. O “tratamento” está dando certo, ou seja, algumas doses extras de carinho não fazem mal a ninguém.

8.       Esse texto foi escrito para
  1. Ensinar brincadeiras para pessoas com desnutrição.
  2. Informar sobre a importância do carinho.
  3. Homenagear os pais de crianças desnutridas.
  4. Criticar o carinho exagerado entre pais e filhos.

9.       Quando uma criança esta desnutrida é por que ela:
a)      Esta acima do seu peso ideal
b)      Esta abaixo do peso ideal
c)       Ela esta chorando muito
d)      Ela não dorme durante o dia

Leia o texto abaixo e responda as questões 10 e 11

                                                          A pipa Pepita

Zezito era o dono de Pepita, uma pipa verde e rosa, de carinha graciosa.
Zezito preparou Pepita para concorrer no grande campeonato de pipas. Fitas coloridas saíam de suas pontas.
O dia amanheceu. O Sol estava forte e o céu azul. De toda parte chegava gente grande, gente pequena, com suas pipas de todos os jeitos. Tinha pipa-estrela, pipa-bicho, pipas de todos os jeitos.
Um apito deu o sinal e as pipas voaram no céu. Ele ficou colorido, como um dia de carnaval.
Pepita foi subindo...
Passou por várias nuvens e deixou as outras pipas para trás. Lá no alto, Pepita gritou:
- Até um dia, Zezito! Vou fazer um grande vôo.
Se você olhar para o céu nas noites estreladas verá Pepita, com seus cabelos de fita...
10.       No trecho “Ele ficou colorido, como um dia de carnaval (...)”, a palavra destacada pode
Ser substituída por:


  1. Dia.
  2. Sol.
  3. Apito
  4. Céu





11.       De acordo com o texto pepita era:
a)      Um pássaro
b)      Uma pipa
c)       Um avião
d)      Uma pessoa

Leia o texto abaixo e responda as questões 12 e 13

                                                                    Feijoada

Nasceu nas senzalas que abrigavam os escravos no Rio de Janeiro no final do século XIX. Quando os nobres matavam um porco, os restos indesejados – pés, orelhas, rabo e tripas – eram dados aos escravos. Eles misturavam tudo isso ao feijão durante o cozimento e colocavam farinha assada por cima antes de comer.

12.       A finalidade desse texto é
  1. Informar sobre a origem da feijoada.
  2. Ensinar a fazer uma feijoada.
  3. Divulgar uma feijoada
  4. Convidar para uma feijoada.

           13.       De acordo com o texto a feijoada originou:
       A.      Nas casas de engenho
       B.      Nas plantações de feijões
       C.      Nas senzalas
       D.      Nas casas grandes

       

Leia o texto abaixo. Leia o texto abaixo.
14.       Com base na leitura desse texto, pode-se dizer que o homem foi várias vezes resolver o problema, mas
  1.  Ele sempre desistia de esperar.
  2. A atendente sempre se recusava a atender
  3. A atendente sempre pedia novas informações.
  4. Ele sempre trazia uma coisa nova
Leia o texto abaixo.

                                                                          Desejo de genro

Sogrinha, eu gostaria muito que a senhora fosse uma estrela.
— Quanta gentileza, genrinho. Mas por que você fala assim?
— Porque a estrela mais próxima está a milhões e milhões de quilômetros da Terra.

15.       O que dá um tom divertido a esse texto?
  1.  A existência de estrelas a milhões de quilômetros do planeta Terra
  2.  O genro comparar a distância das estrelas à distância que quer ter da sogra
  3. A gentileza do genro com a sua “sogrinha”, coisa rara de acontecer
  4. O genro chamar a sua sogra de “sogrinha” e querer que ela fosse uma estrela
Leia o texto abaixo e responda as questões 16 e 17

                                                                 O PULO

A Onça encontrou com o Gato e pediu:
– Amigo Gato, você me ensina a pular?
O Gato ficou muito desconfiado, mas concordou.
Nas últimas aulas, a Onça pulava com rapidez e agilidade – parecia um Gato gigante.
– Você é um professor maravilhoso, amigo Gato! – dizia a Onça, agradando.
Uma tarde, depois da aula, foram beber água no riacho. E a Onça fez uma aposta:
– Vamos ver quem pula naquela pedra?
–Vamos lá!
– Então, você pula primeiro – ordenou a Onça.
O Gato – zuuum – pulou em cima da pedra. E a Onça – procotó – deu um pulo traiçoeiro em cima do Gato.
Mas o Gato pulou de lado e escapuliu tão rápido como a ventania.
A Onça ficou vermelha de raiva:
– É assim? Esta parte você não ensinou pra mim!
E o Gato respondeu cantando:
– O pulo de lado é o segredo do Gato!

16.       Para escapar da onça, o gato
  1. Entrou no buraco da árvore
  2. Pulou de lado na pedra
  3. Cantou para a onça dormir
  4. Nadou na água do riacho
       17.       No texto há a presença de:
        A.      Dois narradores
        B.      Dois narradores e um personagem
        C.      Um narrador e dois personagens
        D.      Dois personagens

                                                                                                                                             
Leia o texto abaixo.                       

                                                   MORADA DO INVENTOR

A professora pedia e a gente levava, achando loucura ou monte de lixo:
latas vazias de bebidas, caixas de fósforo,
pedaços de papel de embrulho, fi tas,
brinquedos quebrados, xícaras sem asa,
recortes e bichos, pessoas, luas e estrelas,
revistas e jornais lidos, retalhos de tecido,
rendas, linhas, penas de aves, cascas de ovo,
pedaços de madeira, de ferro ou de plástico.
Um dia, a professora deu a partida,
e transformamos, colamos e colorimos.
E surgiram bonecos (...),
bichos (..) e coisas malucas (...)
E a escola virou morada do inventor.

18.       No trecho “Um dia, a professora deu a partida, e transformamos, colamos e colorimos.”, a expressão em destaque significa
  1.  Iniciou a atividade.
  2. Quebrou um objeto
  3. Saiu do local.
  4.  Ligou o carro

Leia o texto abaixo.

                            Qual a diferença entre a onça, o tigre e o leopardo?
                                                                                                                   Marcelo Garcia, 8 anos.Sorocaba – SP
Os três são felinos, carnívoros e ótimos caçadores. Eles possuem presas grandes e garras que se escondem embaixo da pele. Mas são espécies diferentes. A onça vive nas Américas, tem pêlo cheio de manchas com uma pinta preta no meio. Já o leopardo vive na Ásia e na África e também tem manchas, mas sem a pinta preta no meio. O tigre habita na Ásia e não tem manchas, mas listras. O curioso é que o desenho das manchas ou listras é diferente de um animal para outro, como nossas impressões digitais. Assim, não existem dois tigres, onças ou leopardos iguais.

19.        Esse texto trata
  1.  Das diferenças e semelhanças entre as moradias dos animais.
  2. Dos hábitos dos carnívoros.
  3. Das diferenças e semelhanças entre o tigre, a onça e o leopardo
  4. Dos hábitos dos felinos.
     20.       A onça, o tigre e o leopardo são:
      A.      Carnívoros e ovíparos
      B.      Felinos e herbívoros
      C.      Felinos e carnívoros
      D.      Carnívoros e herbívoros



Um comentário:

I GINCANA INTERATIVA DESCRITORES SPAECE

  D3 - Quiz por descritor - Port. 9° Ano D3: PORTUGUÊS - 9° ANO - ENSINO FUNDAMENTAL D3: Inferir o sentido de uma palavra ou expressão. 01 (...