UNIVERSIDADE FEDERAL DO
ESTADO DO CEARÁ-UFC
CURSO: Informática Educativa AULA: 02
ATIVIDADE DE
PORTFÓLIO 2: PROJETO PEDAGÓGICO
INTERVENTIVO NA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS - HISTÓRIA
JOÃO BATISTA DA SILVA
MORRINOS-CE
2014
UNIVERSIDADE FEDERAL DO
ESTADO DO CEARÁ-UFC
CURSO: Informática Educativa AULA: 02
ATIVIDADE DE
PORTFÓLIO 2: PROJETO PEDAGÓGICO
INTERVENTIVO NA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS - HISTÓRIA
Atividade
apresentada a aula 02, do Curso de
Formação em Informática Educativa pela Universidade Federal do Estado do
Ceará-UFC, sob a orientação da Profª Esp. Betânia Tenório Soares da Rocha.
MORRINOS-CE
2014
PROJETO:
O ENSINO DE HISTÓRIA E O TRABALHO INFANTIL COM A INCLUSÃO DO USO DO COMPUTADOR
NO AUXILIO DE PESQUISA DE CAMPO.
1.1
OBJETIVO GERAL
Fazer com que os alunos percebam que, via de regra, os pais, e
principalmente os avós, começaram a trabalhar cedo, não tiveram outras
oportunidades e, talvez por isso, não compreendam totalmente a legislação
atual, que define que adolescentes só podem trabalhar após os 16 anos, salvo na
condição de aprendiz, dos 14 aos 16 anos, desde que respeitados os parâmetros
da lei federal 10.097 de dezembro de 2000.
1.2
OBJETIVO ESPECIFICOS
Ø Divulgar
informações e orientações sobre o trabalho infantil através de roda de
conversa e trocas de experiências.
Ø Apresentar aulas expositivas sobre o respectivo assunto
através de aulas exploratórias e
levantamento de conhecimentos prévios dos alunos.
Ø Conduzir uma pesquisa e/ou entrevista sobre o trabalho
infantil entre os alunos.
Ø .Apresentar os dados da pesquisa aos alunos.
1.3
JUSTIFICATIVA
O trabalho infantil é um problema
social que afeta milhões de crianças e adolescentes no Brasil e no mundo. De
acordo com os dados divulgados pela OIT2, ainda existem cerca de 215 milhões de
crianças e adolescentes exploradas no trabalho precoce no mundo, sendo que mais
da metade desses trabalhadores infantis estão nas chamadas ‘piores formas de
trabalho infantil’3.
No Brasil, apesar da redução
verificada nos últimos anos, ainda existem 3,4 milhões de crianças e
adolescentes de 10 a 17 anos em situação de trabalho, o que equivale a 12,4% do
total de crianças e adolescentes existentes nessa faixa etária. Somente na
faixa dos 10 aos 13 anos foram constadas 710 mil crianças e adolescente trabalhando,
número superior ao verificado em 2000. Em pelo menos 59 municípios brasileiros,
o número de crianças e adolescentes que trabalham é maior do que o número dos
que não trabalham4.
Além da quantidade, outro aspecto
que preocupa é o das condições de trabalho a que estão submetidos os
trabalhadores infantis. Muitas crianças exercem atividades proibidas até mesmo
para os adultos, como a exploração sexual, o tráfico de drogas, o trabalho
análogo ao de escravo, dentre outras atividades ilícitas5. Um grande
contingente dos pequenos trabalhadores realiza atividades insalubres e
perigosas, a exemplo do trabalho nas ruas, lixões, pedreiras, carvoarias,
dentre outras atividades exercidas em condições degradantes. Mais de 90% dos
adolescentes que trabalham não tem carteira assinada, e cerca de 25% estão fora
da escola, pois não conseguem conciliar a exaustiva jornada de trabalho com as
atividades escolares.
Diante desses dados a expectativa
do projeto é que os alunos consigam perceber que, via de regra, os pais, e
principalmente os avós, começaram a trabalhar cedo, não tiveram outras
oportunidades e, talvez por isso, não compreendam totalmente a legislação
atual, que define que adolescentes só podem trabalhar após os 16 anos, salvo na
condição de aprendiz, dos 14 aos 16 anos, desde que respeitados os parâmetros
da Lei Federal 10.097 de dezembro de 2000.
Assim poderemos traçar algum tipo
de paralelo entre as questões históricas do passado e a opinião dos pais e/ou
avós dos alunos. A sugestão é que os alunos entrevistem os pais ou avós sobre a
idade em que começaram a trabalhar, o que acharam de começar a trabalhar nesta
idade, e com qual idade acham que está correto as crianças ou adolescentes
iniciarem a vida de trabalho.
1.4
METODOLOGIA
Ø Propor roda de conversa sobre o trabalho infantil.
Ø Apresentar aulas expositivas sobre a concepção de
trabalho infantil.
Ø Sugerir aos seus alunos que
entrevistem seus pais e avós, com base em algumas questões relacionadas ao
trabalho infantil.
Ø Explique a eles que estas
entrevistas servirão como base para uma discussão posterior sobre este problema
que envolve milhões de crianças e adolescente no mundo e no Brasil.
Ø Desenvolvimento de perguntas
a serem feitas com os alunos em equipes, ou aprovar, com eles.
Ø Reproduzir as perguntas na
sala de multimídia da escola ou pedir que anotem em seus cadernos,
Ø Recolher os resultados e, com base neles,
utilizando o Excel disponibilizado pelo professor, construir alguns gráficos,
que ajudem a visualizar os resultados construindo os gráficos com os próprios alunos. Apresentar
os resultados para a turma. Os gráficos e as perguntas abertas, ou uma seleção
deles, no quadro, em cartazes ou por outro meio qualquer, no caso temos a
sugestão do Datashow.
Ø Organizar uma discussão sobre os resultados de
acordo com o perfil de sua turma (subgrupos etc.).
Ø Compartilhar (se desejar),
no blog construído a partir das orientações do curso Informática Educativa ou
postar já no seu blog existente, caso você já tenha um, quais foram os
resultados, as dificuldades e/ou outras informações importantes sobre a
atividade.
1.5
PÚBLICO ALVO
Alunos do 5 ano do Ensino Fundamental I.
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