Marcadores

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Projeto Escritores da Liberdade


                                                                MORRINHOS-CE
                                                               FEVEREIRO-2012
  


  E.M.E.F FRANCISCO LOPES MARÇAL
  Localidade: Espinhos dos lopes


                            Evoluindo a educação!!








             Olá galerinha que trabalha na educação, educadores e gestores, este projeto é dedicado e direcionado aos alunos do ensino fundamental 9º ano estando sujeito a mudanças dependendo da sala em que será trabalhado, podendo haver suas flexões variando de série. Eu sempre digo “O verdadeiro educador é aquele vive em busca de ensinamentos para o aprofundamento do saber de seus educandos’’. Baseando-se nisso espera-se que ao final do projeto, o mesmo posso promover interação da turma.
               Portanto o tempo que passamos junto a nossos alunados é “muito pouco’’, vamos aproveitar esse tempo e usar a inteligência dessa galera que temos em sala e fazer eles brotarem bons frutos!!
                                                                                               João Batista da silva











OBJETIVO GERAL:     Criar e escrever um livro.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·        Motivar os alunos para o tema do projeto
·        Aprimorar a escrita, exercitando-a a partir de orientações sobre pontuação.
·        Levar os alunos a pesquisar temas relacionados a sociedade.
·        Comparar textos, buscando semelhança e diferenças quanto às ideias .
·        Debater temas propostos e desenvolver habilidades de expressão e argumentação orais e escritos.
·        Escrever e ler por prazer.
·        Produzir crônicas, fábulas, textos argumentativos para a produção de um livro.
·        Conhecer, observar e produzir o texto de opinião, levando em conta as características do gênero e as condições de produção.










                                                

                                               JUSTIFICATIVA
                Sabemos  que o espaço escolar tem que constante estar oferecendo a nossos alunos uma didática  que proporcione a construção do conhecimento dos alunos.
                Assim, baseando-se nas dificuldades de coesão da escrita encontradas por alguns alunos. Espera-se que ao longo do projeto ‘’Escritores da Liberdade’’  nossos alunos possam melhorar a escrita desenvolvendo o hábito de expor suas ideias buscando o desenvolvimento das habilidades necessárias para o alcance das competências exigidas no projeto.















                                                   METODOLOGIA
            Realizar apresentação do projeto aos alunos, mostrando os objetivos e já encaminhando atividades para casa e trabalhar com rodismo de leituras das produções baseadas em gravuras, seleção de textos a serem colocados no livro e digitação dos mesmos realizadas pelos próprios alunos num contra turno.
            Durante o projeto também trabalhar com concurso da melhor redação com premiação e realizar o encerramento do projeto com o lançamento do livro e a premiação do aluno que obteve melhor resultado no concurso de redação.




                                                    CONOGRAMA
               DIAS DO ANO
               ATIVIDADES
03/02/12
Apresentação do projeto para as turmas do 9º ano ‘’A e B’’ com os objetivos  e atividades realizadas durante o período e encaminhamento de atividades.
10/02/12
Rodismo de leituras da 1º produção com base em produções realizadas sobre diversos tipos de gravuras.
17/02/12
Encaminhamento da produção que será selecionada para colocar no livro após explicações exemplificadas.
24/02/12  á  16/03/12
Quinzena  ‘’D’’. Dias em que ocorrerão a digitação das produções  escolhidas, realizadas pelos próprios alunos no contra turno.
23/03/12
Concurso ‘’Melhor redação’’.
30/03/12
Aplicação do filme: Escritores da Liberdade.
20/04/12
Lançamento do livro para a escola em geral  para rodismo de leituras entre os alunos e premiação do aluno com relação ao concurso ‘’Melhor redação’’. Além de noite de autógrafo aberta para todo público escolar.


EQUIPE DE TRABALHO E FUNÇÕES EXERCIDAS

Diretor(a)  =>   Apoiar o projeto e incentivar os alunos
Coordenadoras =>  Apresentar intervenções quando necessário
                            tornando-se uns dos parceiros principais,  ajudando  com                               
                           recursos necessários para que o projeto continue     
                           sempre em andamento.
Professor representante da turma =>  Coordenar o projeto apresentando sempre aos alunos informações e trabalhar as atividades sugeridas durante o projeto com os alunos.




                                      PERÍODO DO PROJETO
                                         Fevereiro a Abril


                                                 AVALIAÇÃO
 O processo avaliativo do projeto se dará através do interesse dos alunos, participação e interação dos alunos durante as atividades ministradas mostrando o desenvolvimento de cada aluno.

                                                                  Org:João Batista da Silva






OBS: VEJA A PRODUÇÃO DO LIVRO NO ARQUIVO DE JULHO 2012!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

I GINCANA INTERATIVA DESCRITORES SPAECE

  D3 - Quiz por descritor - Port. 9° Ano D3: PORTUGUÊS - 9° ANO - ENSINO FUNDAMENTAL D3: Inferir o sentido de uma palavra ou expressão. 01 (...