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domingo, 28 de outubro de 2012

INTERPRETAÇÃO MINI SIMULADO SPAECE PARA CLASSE


CIRCUITO DE LÍNGUA PORTUGUESA –SPACE  2012

                               ATIVIDADES EM CLASSE 001

PROF. João Batista da Silva                 Data:____/10/12

Aluno:______________________________________________________

Leia os textos retirados do livro “Bem-te-li”, produzido por alunos da 4ª série:

     “É comum grandes áreas de floresta e reservas ambientais serem devastadas pelas
queimadas causadas por agricultores. Para preparar a terra para novas plantações, põem
fogo no mato seco, sem nenhum cuidado. Aí o fogo se alastra, queimando tudo. Quantos desastres ecológicos já aconteceram desse jeito? Seria bom se o homem do campo fosse orientado para o preparo da terra, sem precisar fazer queimadas”.
                                                                                       Fonte: Felipe Freire de Aragão, 13 anos. Livro Bem-te-li. 4ª Série. p. 168
 
 
“Não dá para aceitar a atitude de alguns brasileiros que sujam nossas praias, parques
e ruas, e, quando viajam para o exterior, dão uma de educados.
Lixo esparramado é um problema de saúde, além de deixar a cidade feia. Assim,
é preciso que a população se interesse pelo ambiente, não apenas da boca prá fora.
Se cada um tirar sua própria sujeira do caminho de todos, vamos conseguir viver num
lugar mais limpo e melhor”.
                                                                                     Fonte: Caio Sergio M. Brasil Borges, 11 anos.Livro Bem-te-li. 4ª série, p.168.

1. Os dois textos tratam:

a) Das reservas ambientais.                                 c) Do lixo nas cidades.

b) Da falta de cuidados com o meio ambiente.   d) Dos cuidados com o preparo da terra.

Leia os textos I e II:

Texto I

                                                  Palavras
Há palavras verdadeiramente mágicas.
O que há de mais assustador nos monstros é a palavra “monstro”.
Se eles se chamassem leques ou ventarolas, ou outro nome assim, todo arejado de
vogais, quase tudo se perderia do fascinante horror de Frankenstein...
Fonte: QUINTANA, Mário. Sapo Amarelo. Ed. Mercado Aberto. 1984.

 

Texto II

Receita de acordar palavras
palavras são como estrelas
facas ou flores
elas têm raízes pétalas espinhos
são lisas ásperas leves ou densas
para acordá-las basta um sopro
em sua alma
e como pássaros
vão encontrar seu caminho
Fonte: MURRAY, Roseana. Receitas de olhar. São Paulo: FTD, 1997.

 

2. Os dois textos têm em comum:

a) Palavras mágicas.                                     c) O segredo das palavras.

b) Palavras assustadoras.                               d) Palavras fascinantes ou ásperas.

Leia as fábulas:

Texto I

                                            A cigarra e as formigas
         No inverno, as formigas estavam fazendo secar o grão molhado, quando uma cigarra faminta lhes pediu algo para comer. As formigas lhe disseram: “Por que, no verão, não reservaste também o teu alimento?” A cigarra respondeu: “Não tinha tempo, pois cantava melodiosamente”. E as formigas, rindo, disseram: “Pois bem, se cantavas no verão, dança agora no inverno.
          A fábula mostra que não se deve negligenciar em nenhum trabalho, para evitar tristeza e perigos.
                                                                                                                   Fonte: Esopo. Fábulas. Porto Alegre: L&M Pocket, 1997

Texto II

                     Muita comoção e tristeza no adeus à Cigarra
       Milhares de insetos compareceram, ontem, ao enterro da Cigarra. Muita tristeza e
revolta marcaram o adeus à maior cantora que a Floresta já teve. Várias manifestações
de carinho aconteceram durante toda a cerimônia. O prefeito Lagarto e a primeira dama
Borboleta compareceram ao funeral. Eles pediram às autoridades pressa nas investigações para que o verdadeiro culpado pela morte da cantora seja punido. O público não deixou de homenagear sua querida artista. Os fãs entoaram os sucessos da Cigarra que faziam a alegria dos habitantes da Floresta durante o verão. Um outro grupo erguia faixas de protesto chamando a principal suspeita da morte, a Formiga, de cruel e de egoísta. Nenhuma formiga foi vista no enterro.
                                                                     Fonte: Donizete Aparecido Batista – Professor da Rede Pública do Estado do Paraná.

 

3. Os dois textos apresentam:

a) O egoísmo da formiga.                            c) A fome da formiga.

b) A morte da cigarra cantora.                    d) O trabalho da formiga.

Texto I

 

Quando oiei a terrra ardendo
Quá fogueira de São João
Eu perguntei a Deus do céu, ai,
Pur que tamanha judiação
 
Qui braseiro, que fornaia
Nem um pé de prantação
Pru farta da água perdi meu gado
Morreu de sede meu alazão
 
Inté mesmo a asa branca
Bateu asas do sertão
Entonce eu disse, adeus Rosinha
Guarda contigo meu coração
Hoje longe muitas léguas
Numa triste solidão
Espero a chuva cair de novo
Pra mim vortá pro meu sertão
 
Quando os verde dos teus óio
Se espáia na prantação
Eu te asseguro, num chore não, viu?
Que eu vortarei, viu, meu coração.
Luiz
 
                                Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira

 

Texto I

 

 [...] As secas que ocorrem no Sertão do Nordeste são conhecidas desde o século
XVI. O governo Federal, desde a grande seca de 1877-1879, vem adotando uma política
de combate aos efeitos da seca através, principalmente, de açudes e da distribuição
de verbas aos prefeitos das áreas atingidas pelas secas. Essa política, no entanto, tem
servido muito mais para beneficiar os grandes fazendeiros e os políticos locais do que
para resolver os graves problemas que afligem os sertanejos pobres: a destruição das
lavouras, a fome, o êxodo rural, etc.[...]
Marcos de Amorim Coelho

 

4. Os textos apresentam:

a) Uma política favorecendo os fazendeiros. c) O combate aos efeitos da seca.

b) A seca na região do Nordeste.                    d) A tristeza do sertanejo.

Leia os textos abaixo:

                                                            Boitatá
        Dizem que é uma cobra de fogo que vive nas matas. É protetora da natureza e ataca qualquer um que queime os campos ou mate animais sem necessidade. Nos estados do Nordeste, o boitatá é conhecido também como “fogo que corre”.
                                                                                                               Fonte: Almanaque Recreio – São Paulo: Abril. 2003- p.93.

 

                                                          Curupira
       De acordo com a tradição popular, o Curupira é um menino índio bem cabeludo que protege os animais e as matas. Seus pés são virados para trás e por isso deixa rastros que enganam os caçadores. Quando eles pensam que ele foi em uma direção, na verdade foi na direção oposta.
                                                                                                                 Fonte: Almanaque Recreio – São Paulo: Abril. 2003- p.93.

 

5. Os dois textos descrevem:

a) animais que existem nas florestas brasileiras.

b) Pessoas que protegem as florestas.

c) Lendas e mitos brasileiros.

d) Povos que habitam a floresta
 
 
CICUITO GABARITO RESPOSTA CLASSE + 5  001
 1 B
2 C
3 A
4 B
5 C

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